Não consigo abrir o dbshell. Como configuro?
C:\Users\braiangama\Dropbox\Cursos_Alura\Django\connectedin>python manage.py dbshell
'sqlite3' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
Não consigo abrir o dbshell. Como configuro?
C:\Users\braiangama\Dropbox\Cursos_Alura\Django\connectedin>python manage.py dbshell
'sqlite3' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.
Olha eu novamente aqui! :)
Tudo indica que o executável do sqlite3 não foi encontrado. Para termos certeza de que ele existe, preço que o instale diretamente pelo seu instalador.
https://www.sqlite.org/download.html
Tenho alunos da plataforma Windows que tiveram esse problema também.
Ainda não temos uma maneira fácil para que você possa pesquisar soluções anteriores, mas estamos trabalhando para que isso seja possível.
Instalei e continua dando o mesmo erro. Acho difícil ser o fato de não estar instalado já que a aplicação está funcionando perfeitamente. Você saberia de alguma outra forma de configurá-lo para que funcione? Essa funcionalidade me interessa muito.
Eu ainda não sei. Só você e outro aluno tiveram problema com sqlite. Vou procurar o Post dele para ver se ele encontrou alguma solução. Mas lembro que o Windows dele era pirata se não me engano e ele não usava o Windows update,
Em breve colo o link aqui
Oi Brian, mesmo instalado o sqlite, se ele não estiver no path o Django não o encontrará.
Estou aqui vendo com os colegas se tem algum usuário Windows que saiba dar uma luz desse problema. Em breve coloco uma resposta aqui !
Então, você precisa encontrar o diretório que contem o arquivo sqlite3.exe
(provavelmente dentro do diretório no qual o sqlite3 foi instalado) e colocar o diretório no path do Windows.
Veja com mais detalhes em:
http://stackoverflow.com/questions/1882647/windows-command-prompt-shell-for-sqlite3
"To correct the problem, find the SQLite executable (SQLITE3.EXE), and run it from the directory in which it resides, or add SQLITE3.EXE to your PATH environment variable"
Você é usuário de Windows (no terminal) há pouco tempo? É que mensagens como a que você recebeu são comuns quando um arquivo não é encontrado. Se por acaso você está começando com Windows no terminal e quer saber mais sobre variáveis de ambiente, path e coisas do tipo temos o curso:
https://cursos.alura.com.br/course/prompt
Nele você aprende a trabalhar com path no windows e um monte de coisa interessante. Digo isso porque por mais que o Aluno domine 100% o Windows, quando falamos de terminal, alguns possuem lacunas. Não sei se é o seu caso, mas vale a dica!
Aliás, praticamente todos os cursos do Alura pressupõem que o aluno tenha traquejo no terminal, por isso o curso de prompt foi criado, para deixar todos ninja!
Aguardo seu feedback para saber se depois de colocar o sqlite no path está tudo OK .
Conseguiu Brian?
Funcionou! Obrigado!
também tive esse problema aqui e consegui resolver conforme explicações acima. obrigado