Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida no Ex. 2 da Aula 5 - Modificadores de acesso

Olá, boa tarde. Eu tenho uma dúvida conceitual.

No vídeo, utiliza-se o exemplo de uma conta corrente que deixa claro que GET serve como um método de obtenção da informação e SET de exposição ou delimitação (como o cheque especial de uma conta corrente por exemplo) de informação. Mas, por exemplo, no caso da class FUNCIONARIO, é utilizado o GET e SET para o SALARIO. O GET nesse contexto eu entendo, dado que eu defini a informação como PRIVATE, mas no caso do SET, se eu já obtive o valor do salário pelo GET, eu tenho que usar o SET para exibir a informação?

3 respostas
solução!

Olá Thiago tudo bem?

Então neste caso como foi restringido o acesso da variável para "private" (Acesso restringido apenas para mesma classe) o Get retorna o valor da variável membro "salario" através de uma função ou regra de negócio na própria classe e o Set serve para alterar ou inserir o valor "salario" através de uma função ou regra de negócio na própria classe,

Para melhor entendimento vou tentar explicar respondendo algumas questões básicas,

1 . Para que servem os "Getters and Setters"?

Estes servem para acessar uma variável membro através de uma regra de negócio, pois, o modificador de acesso (private) não permite acessar diretamente a variável membro da classe, então criamos uma função ou regra de negócio na própria classe para acessar e modificar esta variável, neste caso a variável que estamos tratando seria a variável "salario" que está com modificador de acesso "private".

2 . Para que serve o SET?

O SET tem como função inserir ou alterar o valor de uma variável membro da classe "private" passando por um tratamento ou regra de negócio determinada na própria classe,

3 . Para que serve o GET?

O GET serve para retornar o valor de determinada variável membro da classe passando por um tratamento ou regra de negócio determinada na própria classe,

Espero ter ajudado e bons estudos,

Atenciosamente,

Muito Obrigado!!!

Ajudou bastante não estava conseguindo inserir direito os getters e setters pq não tinha entendido os conceitos.

Thiago,

Sempre que tiver dúvidas não hesite em postar no fórum, será sempre um prazer para nossa equipe ajudar,

Abraços,

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software