Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvida no Ex. 2 da Aula 5 - Collections framework

Não entendi a resposta final do exercício, fiz usando o saldo e retornando -1, 1 ou 0.

No exercício foi feito de forma diferente, poderiam me explicar?

public class ContaPoupanca extends Conta implements Comparable<ContaPoupanca> {    

@Override
        public int compareTo(ContaPoupanca outra) {
                  return this.getNumero() - outra.getNumero();
        }
    }
5 respostas
solução!

Olá André! Veja bem, o método comareTo() necessariamente tem que retornar -1, ou 0 ou 1. Na verdade ele trabalha com números positivos, números negativos e o zero. Quando é retornado um número positivo significa que os objeto vem depois do comparado, quando retorna numero negativo significa que o objeto vem antes do outro e quando retorna 0 significa que o objeto é igual ao outro. Então ao invés de usar -1, 0 ,1 a resposta utiliza uma diminuição entre os números, o que poderá retornar um numero negativo, positivo ou zero.

Caso o numero da primeira conta for maior que o da segunda,então o resultado da diminuição será positivo. Caso seja menor o resultado será negativo e caso seja igual será zero.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Entendi, obrigado pela explicação.

Minha dúvida também foi sananda.

Eu por curiosidade entrei para ver as dúvidas e esta em específico acabou me explicando melhor o funcionamento do return para o método compareTo(). Obrigado!

Isso considerando que o numero da conta fosse inteiro sequencial né ?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software