Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvida no Ex. 2 da Aula 4 - Filtrando agregações e o HAVING

Não entendi as interdependências entre as tabelas:

Devolva todos os alunos, cursos e a média de suas notas. Lembre-se de agrupar por aluno e por curso. Filtre também pela nota: só mostre alunos com nota média menor do que 5.

Por que eu devo vincular quase todas as tabelas do meu banco se eu quero só as notas dos alunos?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
5 respostas
solução!

Oi Henrique, tudo bem? Os joins são necessários pra você chegar nas informações que você precisa.

Por exemplo, como você pegaria o nome do curso, a partir da tabela nota? Uma nota não tem relacionamento direto com o curso, portanto você precisa navegar pela hierarquia das suas tabelas pra chegar até essa informação (nesse caso, a partir da nota, chegar no exercicio, depois secao e finalmente curso). Faz sentido?

Se chegou em uma solução mais simples, compartilhe conosco ;) um abraço

Bom dia Rodrigo! tudo ótimo.

Faz sentido sim! É que eu justamente tive dificuldades em saber qual é essa hierarquia só olhando para os dados das tabelas, que é o que me foi fornecido no curso. Acho que deveria ter meditado um pouco mais mesmo. É isso ai. valeu!!

Boa noite!

Aproveitando o gancho da pergunta e resposta acima, tenho uma dúvida. Existe uma maneira de saber quais tabelas tem relacionamentos uma com a outra, e quais não tem? No meu trabalho, tem centenas e centenas de tabelas, eu nunca sei a "hierarquia" que devo seguir para chegar na informação que preciso. O único jeito é olhar os campos de cada uma, e ver se ela tem uma foreign key da tabela primaria que estou trabalhando? ou tem outras maneiras de visualizar os relacionamentos?

Oi Jonas

Como essa dúvida é bastante antiga, quer abrir um novo tópico com essa pergunta e mandar o link aqui?

Eu te ajudo a chegar em uma solução pra esse problema que você levantou. Tenho certeza que tem uma forma sim.

Obrigado, segue o link: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-relacionamento-entre-tabelas-26828