Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvida no Ex. 2 da Aula 4 - Filtrando agregações e o HAVING

Não entendi as interdependências entre as tabelas:

Devolva todos os alunos, cursos e a média de suas notas. Lembre-se de agrupar por aluno e por curso. Filtre também pela nota: só mostre alunos com nota média menor do que 5.

Por que eu devo vincular quase todas as tabelas do meu banco se eu quero só as notas dos alunos?

5 respostas
solução!

Oi Henrique, tudo bem? Os joins são necessários pra você chegar nas informações que você precisa.

Por exemplo, como você pegaria o nome do curso, a partir da tabela nota? Uma nota não tem relacionamento direto com o curso, portanto você precisa navegar pela hierarquia das suas tabelas pra chegar até essa informação (nesse caso, a partir da nota, chegar no exercicio, depois secao e finalmente curso). Faz sentido?

Se chegou em uma solução mais simples, compartilhe conosco ;) um abraço

Bom dia Rodrigo! tudo ótimo.

Faz sentido sim! É que eu justamente tive dificuldades em saber qual é essa hierarquia só olhando para os dados das tabelas, que é o que me foi fornecido no curso. Acho que deveria ter meditado um pouco mais mesmo. É isso ai. valeu!!

Boa noite!

Aproveitando o gancho da pergunta e resposta acima, tenho uma dúvida. Existe uma maneira de saber quais tabelas tem relacionamentos uma com a outra, e quais não tem? No meu trabalho, tem centenas e centenas de tabelas, eu nunca sei a "hierarquia" que devo seguir para chegar na informação que preciso. O único jeito é olhar os campos de cada uma, e ver se ela tem uma foreign key da tabela primaria que estou trabalhando? ou tem outras maneiras de visualizar os relacionamentos?

Oi Jonas

Como essa dúvida é bastante antiga, quer abrir um novo tópico com essa pergunta e mandar o link aqui?

Eu te ajudo a chegar em uma solução pra esse problema que você levantou. Tenho certeza que tem uma forma sim.

Obrigado, segue o link: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-relacionamento-entre-tabelas-26828

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software