Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvida no Ex. 2 da Aula 3 - Cordova local para Android e iOS

Ao tentar criar a plataforma browser do exercício, ocorre o erro abaixo (já verifiquei as permissõesdas pastas): Creating Browser project. Path: platforms/browser Installing "cordova-plugin-whitelist" for browser Failed to install 'cordova-plugin-whitelist':Error: spawn EACCES

5 respostas

Oi Eduardo.

Parece ser um problema de permissão no diretório do build.

experimenta dar um chmod +x nele?

chmod +x platforms/android/cordova/build

Olá Rodrigo, obrigado pelo auxilio. Já havia feito isso, mas ainda assim não consigo executar.

Já atribui toda a pasta do node (/usr/local/bin/node) ao meu usuário ( estava root:root e agora está eduardo:root); Já atribui +x para todos os scripts (*.js) na pasta do projeto.

Ainda assim, dá erro de acesso ao executar o comando.

O mesmo erro ocorre com os comandos: cordova platform list Error: spawn EACCES

O comando cordova requirements retorna um erro diferente: cordova requirements

Requirements check results for android: Java JDK: installed . Android SDK: installed Android target: installed android-8,android-23,android-N,Google Inc.:Google APIs:8,Google Inc.:Google APIs:23 Gradle: installed

Requirements check results for browser: Check failed for browser due to Failed to check requirements for browser platform. check_reqs module is missing for platfrom. Skipping it... Error: Some of requirements check failed

Tela de erro ao criar a plataforma browser: https://www.dropbox.com/s/1za6xev45k8419a/cordova-spawn-eacces.png?dl=0

Alguém??? Já desinstalei o node e npm e reinstalei a última versão; Depois criei o projeto de novo, e o mesmo erro acontece. Erro sapwn eacces ao adicionar plataformas, ao tentar rodar o programa. Listar plataformas, enfim, em todo comando cordova...

Com a plataforma android ocorrem os mesmos erros.

solução!

Descobri a origem do problema e vou postar, caso alguém tenha o mesmo problema. Depois de reinstalar o node/cordova etc completamente por duas vezes, instalar via NVM, testar com 2 versões diferentes, alterar permissões de quase tudo e nada resolver... tentei ir por outro caminho.

Uso meu notebook em dual boot com linux mint e windows 10, e tenho uma partição NTFS compartilhada entre os dois S.O.

E aí que está a causa! Mesmo com as configurações corretas no fstab, permissões corretas para node, cordova, aplicação, plataforma e o escambau, tudo funcionando bem no resto do sistema, o node/cordova se perde nas permissões da aplicação quando estão nessa partição.

Copiei o projeto para a partição do linux (minha Home) e voilá! tudo funcionou!!!

Gastei duas semanas pra resolver este problema! Fica a dica pra galera do Alura! Deixar as dúvidas/problemas apenas por conta da comunidade pode não ser a melhor estratégia. Se observarem, depois que enviei um e-mail ao Alura, veio um moderador me dizer o óbvio, que a gente encontra em qualquer pesquisa no google e some de novo! Nenhum retorno! Nenhuma PREOCUPAÇÃO REAL EM AJUDAR! Que pena Alura!