Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvida no Ex. 2 da Aula 2 - Tornando nossa aplicação mais próxima de uma aplicação real

eu fiquei com duvida sobre a REST

no caminho

http://localhost:3000/v1/fotos

onde está essa pasta v1/fotos?

no caso eu estou usando o apache e instalei apenas o angular com o bower install

acreditei que o diretório v1/fotos estaria no projeto alurapic porém não encontrei esse diretório e não consegui continuar na aula.

5 respostas

Mauricio, o back-end dessa aplicação alurapic foi construído com Node.js. Logo, você vai ter que instalar o Node.js e assim poderá rodar a aplicação servidor e ter acesso a API REST que usamos no curso.

Não existe essa pasta v1/fotos, isso é apenas uma URL construída para identificar um recurso. Isso tem a ver com o REST.

Faça a atividade "(Obrigatório) Baixando o projeto e instalação do Node.js" da Aula 1 e você vai conseguir dar continuidade ao curso.

É isso mesmo Igor, obrigado!

Maurício, o curso foca Angular, que aliás pode ser usado com qualquer backend como Java, Php, .Net, etc.

No entanto, a parte de backend varia de tecnologia para tecnologia e geralmente envolve outra aprendizagem que é o padrão REST e a criação de API's. O que o Angular faz é consumir essas API's criadas. É por isso que se você seguir o que foi pedido no treinamento não terá erro: fornecemos um backend pronto em Node.js.

Por que node? É porque é fácil de subir em qualquer máquina e não precisa de mais nada instalado. Esse backend já possui os ENDPOINTS REST configurados para serem consumidos pela aplicação Angular. Então, quando você digita localhost:3000/v1/fotos não está carregando uma página, está acessando um endpoint.

Talvez você ainda não tenha uma bagagem forte no que diz respeito a criação de uma API REST, mas o treinamento do Angular abstrai isso de você.

No entanto, parece que sua linguagem preferia é PHP, certo? Se for, quando acabar o curso, você pode estudar como criar uma API rest em PHP e criar os mesmos endpoints que foram criados no servidor que foi disponibilizado para você. Certo?

Há também um novo treinamento de MEAN que recria do zero o backend que lhe foi fornecido no curso de Angular, ou seja, você utilizará o mesmo projeto do Angular no curso de MEAN.

Apesar de você, eu acho, preferir Php, o curso de MEAN dá uma boa noção sobre essa parte teórica de REST e endpoints, inclusive é sempre bom conhecer outra tecnologia para ficarmos melhor do que já somos.

Enfim, quero lhe desejar um ótimo treinamento e que fique ainda melhor em Angular para no futuro, quem sabe, encarar o tão temido Angular 2!

Reboot o treinamento e comece usando o servidor que disponbilizamos para você, foque em Angular que é o importante nesse momento.

Este é o exercício obrigatório do capítulo que você pulo:

https://www.alura.com.br/course/angularjs-mvc/section/1/exercise/1

solução!

No curso eu peço também que você não atualize as bibliotecas do Angular, deixe para fazer isso no final. Tem aluno que atualiza para lib canditate release etc e no final fica perdendo um tempo tentando descobrir onde está o bug e está na lib.

Só atualize seu projeto no final depois de terminar, porque eu tenho certeza que a lib do angular que vc vai utilizar funciona em todos os aspectos.

E mais uma vez, peço que não só nesse curso, que nos demais você siga as instruções do treinamento, elas foram feitas para tornar sua experiência ainda melhor. E como disse, se quiser mudar algo, mude no final depois de ter aprendido tudo e saber que tudo funciona, para se algum bug acontecer na sua nova estrutura você saber que é dela e não do projeto.

Flavio, muito obrigado cara. na vdd eu não havia tido tempo de ver que o projeto usuaria uma propria API REST projeta com rotas e um arquivo simulativo. devido a só conseguir tempo de estudar no trabalho acaba meio corrido acreditei que seria apenas uma pasta e um arquivo. muito bacana o projeto. cancelei o meu de php e comecei de novo utilizando o node . obrigado pelas dicas eu vou seguir a risca . e após o termino deste curso irei começar o mean porque é algo que eu tenho curiosidade de aprender a fazer. muito obigado mais uma vez

Excelente Maurício, estude no seu tempo!