Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Dúvida no Ex. 2 da Aula 1 - Trabalhando com um banco de dados

Quando executo o código abaixo, ele apresenta o seguinte erro: "Errors exist in required project(s): loja-virtual Proceed with launch?" Se eu clico em "Proceed", ele simplesmente fica executando e não exibe nada no console.

package br.com.caelum.jdbc;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.ResultSet;
import java.sql.SQLException;
import java.sql.Statement;

public class TestaListagem {
    public static void main(String[] args) throws SQLException {
         Connection connection = DriverManager.getConnection("jdbc:hsqldb:hsql://localhost/loja-virtual", "SA", "");
            Statement statement = connection.createStatement();
            boolean resultado = statement.execute("select * from Produto");
            ResultSet resultSet = statement.getResultSet();
            while(resultSet.next()) {
                int id = resultSet.getInt("id");
                String nome = resultSet.getString("nome");
                String descricao = resultSet.getString("descricao");
                System.out.println(id);
                System.out.println(nome);
                System.out.println(descricao);
            }
            resultSet.close();
            statement.close();

connection.close();
    }
}
8 respostas

Oi Diego,

Quando você executa o select no banco diretamente vem os registros certinhos?

Abraço!

Vem sim Joviane. Quando dou o select no banco, ele exibe todos os registros da tabela.

Olá Diego,

Tenho uma dica, a mensagem "Errors exist in required project(s): loja-virtual Proceed with launch?", sinaliza que você tem algum problema de compilação no seu projeto. Você pode abrir a guia "Problems" do eclipse (ctrl + 3 para abrir o menu de acesso rápido, e então digite problems), e em seguida observar a mensagem apresentada. Inclusive se utilizar o duplo clique sob a linha que exibe o problema, o eclipse te direciona para o erro no código. Se tiver problemas com a mensagem ou como resolver o erro, compartilha conosco.

Diego,

Dá um desc na sua tabela lá no mysql só pra vermos como está a estrutura dela.

Abraço!

Joviane,

Estou tentando me conectar novamente ao servidor, porém ele está dando o erro java.sql.SQL.Exception: General error: database alias does not exist, no DatabaseManager.

E quando tento falar novamente o nome do banco no prompt, nos checkRunning ele está retornando (false): java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.server.Server --dbname.0 loja-virtual

[Thread[main,5,main]]: checkRunning(false) entered

Tenta executar este aqui:

java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.server.Server --database.0 file:loja-virtual --dbname.0 loja-virtual

Homero, Obrigado, consegui me conectar ao banco de dados novamente!

Joviane, Executei o comando "desc Produto;" e ele retorna a seguinte erro: "unexpected token: DESC / Error Code: -5581 / State: 42581"

solução!

Importei o projeto disponibilizado na Explicação da aula 2, e apesar de estar igual ao meu anterior, após iniciar o HSQL Database Manager, o projeto passou a funcionar normalmente, retornando: "id=1, nome=Geladeira, descricao=Geladeira duas portas id=2, nome=Ferro de passar, descricao=Ferro de passar roupa com vaporizador" Acredito que o comando "desc" do MySQL não funcione no HSQL.