Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida no Ex. 2 da Aula 1 - Primeiros passos com PHP

Fiquei curioso sobre o "Apache". O que ele é? Por acaso eu pulei algum curso que deveria ter feito? Qual? Obrigado.

4 respostas

Oi Leonardo, tudo bem?Bom, respondendo sua pergunta o Apache é um servidor web. Simples assim. E não, você não pulou nenhum curso, acredito que talvez pudesse haver uma melhor explicação sobre isso no inicio do curso. Pensando nisso, notificarei o Guilherme para que ele possa avaliar o caso e desde já obrigado pela indagação.

Explicando: Em casos que estamos usando uma linguagem de programação que requer uma interpretação do código como no caso do PHP usamos um servidor web para esta tarefa. O Apache sozinho não resolve tudo, ele recebe a requisição, repassa para o PHP processar e cuida de devolver o resultado do processamento (página) para o navegador. O fluxo é basicamente esse.

Entendeu? Espero ter ajudado! Bons estudos!

O Apache é um servidor que fica no meu computador então? Ele fica dentro do navegador por acaso? Cada navegador tem um Apache? Quando eu penso em servidor eu penso naqueles data centers do Google hahaha. O Apache é tipo um data center que interpreta o código dentro do meu computador? Por ser um servidor o Apache deve interpretar com mais velocidade de acordo com a velocidade do meu computador então, certo? Obrigado pela atenção!!

solução!

Eita, vamos com calma Leonardo. kkk. Primeiro, sim, fica no seu computador, mas não dentro do navegador, sendo assim, nenhum navegador tem um apache. Ele não chega a ser um data center, mas sim, ele faz um meio de campo entre o navegador e o interpretador da linguagem de programação que você utiliza. E essa última pergunta eu poderia responder que sim. Quanto mais rápida sua maquina for, mais rapido ele processa as informações, isso porque ele usa a memoria do seu computador, usa o processador e tudo mais que for necessário.

Agora, uma observação, a palavra servidor, dependendo do contexto pode significar coisas diferentes. Por exemplo, quando você faz upload da sua aplicação para algum serviço de hospedagem, você está usando um servidor de hospedagem. Quando você utiliza o Apache ou outro da categoria, Você está usando um servidor de aplicação, que é quem faz sua aplicação rodar. Em alguns casos, temos também o servidor de dados, que são onde só se guardam dados processados pela sua aplicação, como por exemplo, o banco de dados, que pode estar em um servidor diferente da sua aplicação.

No fim, você mata essa charada com uma associação, quem é o servidor? O servidor é quem te oferece um serviço, certo? Partindo dai, quem processa sua aplicação, é um servidor de aplicação. Quem hospeda sua aplicação, é um servidor de hospedagem, e seu banco de dados pode estar em um servidor de dados. Todos eles podem estar em lugares diferentes, ou não. Contudo, continue estudando, experimente dar uma pesquisada para saber mais.

Espero ter ajudado! Bons estudos.

Muito obrigado!! Ficou bem mais claro!! Tenha um ótimo dia!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software