Infelizmente para mim a instalação não ficou nada claro! Falamos em instalar o grunt usando npm, mas qual ferramenta usar?! Um bloco de notas ou outro editor de código qualquer, tentei algumas alternativas e nada... Já instalei o node.js
Infelizmente para mim a instalação não ficou nada claro! Falamos em instalar o grunt usando npm, mas qual ferramenta usar?! Um bloco de notas ou outro editor de código qualquer, tentei algumas alternativas e nada... Já instalei o node.js
Você pode usar seu editor favorito, eu uso sublime, e você? .
Não indico editor porque há aqueles que sentem dificuldade não com o Grunt, mas com o editor. Aliás é uma escolha muito pessoal.
Se você instalou o Node e seu npm está funcionando e não tem editor favorito, um bom começo é o notepad++ no Windows.
Essas informações ajudam? Era essa mesma sua dúvida? Confirme para mim.
Estou usando o phpstorn, consegui instalar o grunt, porém não consegui criar uma copia dentro da pasta projeto. Aparece no diretório denominado (NOTE) uma pasta node_mode, dentro desta outras duas, uma pasta grunt e outra grunt-contrib-copy. Quando tentei configurar o GRUNTFILE para criar cópia dos arquivos da pasta public não deu certo.. Você pode me ajudar?
Flávio, posso usar o Windows PowerShell para instalar npm? Ou devo usar o Node.js command prompt memso?!
Claro que posso ajudar, vamos por partes. Vamos começar do zero, zero mesmo. Ignore o que você já fez.
Quando você instala o Node, automaticamente o npm é instalado. Este é o gerenciador de pacotes do Node. Como saber se o Node está instalado certinho?
Abra seu terminal, pode ser ainda em qualquer pasta e escreva:
node --version
Se a versão do Node for exibida, beleza, está instalado, inclusive o npm.
Vamos lá. O Grunt e seus plugins nada mais são do que módulos do Node.js. Certo?
Muito bem, no primeiro capítulo há um projeto que deve ser baixado. Ele não tem nada demais, apenas HTML, CSS que iremos realizar um monte de transformações com o Grunt.
É muito importante que você entre na pasta do projeto descompactada e lá execute os comandos a seguir:
npm init
Esse comando cria o arquivo package.json
. É nele que ficarão registrados todos os módulos que você instalar do Node. Certo? Ah Flávio, quero saber quais são os módulos que estão sendo usados: basta abrir esse arquivo. Mas ele ainda não tem nenhum módulo, é o que faremos agora:
Dentro da pasta do projeto(isso é muito importante, você estar dentro desse diretório do projeto quando for rodar qualquer comando do Node e do Grunt em nosso projeto. Se tiver dúvida no prompt do windows diga para mim qual é.)
Bom, o primeiro passo é instalar o Grunt. Fazemos isso com o comando no terminal:
npm install grunt --save
Isso baixará o Grunt. O curioso que você já percebeu é que automaticamente é criada uma pasta chamada node_modules
dentro da pasta do projeto que você baixou e na qual você está dentro do diretório. Para cada módulo baixado, mais uma pasta será criada dentro de node_modules. Por enquanto temos dentro dela apenas o grunt
. Ok?
Só que isso não é suficiente, é aqui que você precisa ter privilégio de administrador para executar o comando:
npm install grunt-cli -g
Esse comando permite que você chame o grunt pelo terminal em qualquer pasta do seu sistema. Eu aconselho no Windows, depois de rodar esse comando, fechar o terminal e depois abri-lo voltando para dentro da pasta do nosso projeto, certo?
Será que o grunt está globalmente instalado? No seu terminal escreva
grunt
É claro que dará um erro, porque ele não encontra o Gruntfile.js
, arquivo onde programamos todas as nossa tarefas. A ideia aqui é saber se ele está instalado direitinho.
Pronto! Agora, dentro do projeto com tudo instalado, você pode começar a escrever seu Grunfile.js seguindo as instruções e o que aprendeu no primeiro capítulo.
Gruntfile requer muita disciplina, porque qualque erro impede a execução do seu script, mas não se desespere. Deu problema? Vai no seu consome/terminal e copia e cola a mensagem de erro e coloque ela aqui no fórum. Pode ser uma chave faltando, etc.
Eu nunca trabalhei com essa sua ferramenta phpstorm, mas você não precisa de nada disso. Tente baixar o Notepad++ ou sublime que já é mais que suficiente.
Fiz um mini tutorial personalizado para você para ajudar nessa etapa incial com o grunt. Aguardo seu feedback.
Só lembrando, se o problema é quando você vai executar seu grunt para processar o Gruntfile, não deixe de postar o erro aqui no fórum. De preferência, siga a formatação indica para o código ficar bonito e me ajudar a descobrir o que esta acontecendo.
Boa noite Flávio, graças a sua paciência e total interesse em me ajudar, consegui instalar o grunt no diretório desejado. Fico feliz pelo profissionalismo de vocês. Obrigado.
Eu que agradeço por voce não ter desistido. Se pintar nova dúvida não deixe de postar aqui. Abraço e bom estudo! Estou marcando como solucionado.
Flavio Henrique é o cara!