Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Dúvida no Ex. 2 da Aula 1 - Bem-vindo à MEAN Stack

Estou tentando instalar o MongoDB no Windows 8.1 64-bits, mas não está dando certo. Faço download do zip na versão r3.2.4 (a mais atual) no site indicado, mas não posso seguir nas instruções de instalação, pois o diretório não possui a pasta bin... Como fazer? Uso uma versão anterior? Ou uso outro comando para instalação?

7 respostas

Quando coloquei as instruções de instalação do Mongo, o ZIP que era baixado era o MongoDB. O Zip que você baixou agora é o código fonte do mongoDB e isso pouco irá ajudá-lo.

Alterei o texto da instalação para informar que é o arquivo msi e não o zip.

Contudo, a equipe do MongoDB marginaliza a plataforma Windows que é a que tem pior suporte e baixo desempenho.

Porém, para que você não fique quebrando a cabeça com a instalação do MongoDB no Windows sugiro instalá-lo pelo Chocolaley, o package manager do Windows tipo APT-GET.

Para saber mais sobre isso e ficar ainda melhor na plataforma Windows, sugiro fazer o curso

https://cursos.alura.com.br/course/prompt

Nesse treinamento você aprenderá instalar vários programas com um único comando, inclusive isso o ajudará a instalar o MongoDB sem dor de cabeça.

O Chocolatey está no capítulo

https://cursos.alura.com.br/course/prompt/section/4

Airton, o ideal é que você faça o curso de prompt, isso só tem a acrescentar em seu conhecimento do Windows antes de partir para a instalação do MongoDB. É um momento ideal para aprender a usar o Chocolaley.

Flavio, obrigado pela resposta. Já estou iniciando o curso de Prompt, sugerido por vc (indo prmeiro ao capítulo do Chocolaley). Depois que finalizar a instalação do MongoDB no Windows, posto aqui o resultado. Obrigado!

Posta sim! O ideal é você fazer o início o curso de prompt, porque ele vai turbinar seu terminal do Windows com CMDR.. e outras ferramentas. Daí seu Windows não fica mais atrás de outros sistemas operacionais quando falamos de prompt/terminal.

Criamos esse treinamento justamente para ajudar todos da plataforma Windows. Você vai se apaixonar pelo Chocolatey.

Oi Airton! Conseguiu instalar o MongoDB pelo Chocolatey? Ajudou? Passe esse feedback para a gente para sabermos se você está indo bem com seus estudos.

solução!

Oi Flavio! Tive um problema ao instalar o MongoDB pelo Chocolatey. O que me pareceu é que na lista do Chocolatey, apesar de informar que existe uma versão do MongoDB que instala para 32 e 64-bits, isso não ocorre na prática. Então, sendo meu Windows 64-bits, acabou dando erro na instalação (fica eternamente instalando, mas não cria a estrutura como deveria). Assim, acabei instalando via .msi mesmo, e segui os passos (são poucos) para concluir. Ainda não cheguei na etapa do curso que utiliza o DB, então não tenho 100% de certeza que esteja ok, mas acredito que está tudo certo agora. Obrigado!

Puxa vida. Eu sei que durante a instalação do MongoDB há uma mensagem de erro no console, mas o MongoDB instala.

Vou tomar nota do que você disse, mas não desiste do Chocolatey.

Vou marcar essa discussão como concluída. Qualquer dúvida nova peço que faça um novo post. Tudo bem Airton?

Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software