Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Dúvida no Ex. 2 da Aula 1 - A linguagem Java

não estou conseguindo compilar nem rodar o codigo no cmd aparece o erro: "'javac' is not recognized as an internal or external command operable program or batch file. " 'javac' não é reconhecido como um programa operável comando interno ou externo ou arquivo em lotes. já segui varias das dicas do forum mais nada funcionou.

6 respostas

Marcos, o problema está na varável de ambiente que determina o caminho onde o "javac" está. Esta variável chama-se JAVA_HOME.

No início, também tive a mesma dificuldade e como não conseguia resolver, rodei meus exercícios dentro da pasta do próprio java, onde o "javac" se encontra.

É apenas uma dica para agilizar em seus exercícios, mas o correto mesmo é corrigir a variável de ambiente, ok?

Abraço.

Marcos, o problema está nas suas variáveis de ambiente como o Alexandre disse.. No entato, o seu problema é que você não consegue rodar através do prompt de comando. Isso ocorre porque seu prompt de comando nao esta configurado para rodar com o java. Por isso ao você tentar executar o comando javac ele diz que não é um comando existente e etc..

O que o Alexandre mandou você criar uma variável chamada JAVA_HOME, no entanto, ela de nada adiantará se você apenas cria-la.

O que é preciso fazer é:

  1. Clique com o botão direito em cima do ícone “Meu Computador”;

  2. Vá em “Propriedades”;

  3. Selecione a aba “Avançado” (Windows XP) ou “Configurações avançadas do sistema”, depois na aba “Avançado” (Windows 7);

  4. Clique no botão “Variáveis de ambiente”;

Verifique nas Variaves se possui duas chamadas JAVA_HOME e CLASSPATH. Caso possua, pule os passos a seguir e vá direto para o passo 7, caso não, siga os passos abaixo, de acordo com as variáveis que estejam faltando:

  1. Clique no botão “Nova” em “Variáveis do sistema”;

5.1. Nome da variável: JAVA_HOME

5.2. Valor da variável: coloque aqui o endereço de instalação do seu java. Ex: “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_05”

5.3. Clique em OK

  1. Clique novamente no botão “Nova” em “Variáveis do sistema”;

6.1. Nome da variável: CLASSPATH

6.2. Os valores da variável encontram-se abaixo, sempre insira um do lado outro sem espaços e com o ; (ponto e vírgula) no final.

;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;%JAVA_HOME%\lib\dt.jar;%JAVA_HOME%\lib\htmlconverter.jar;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar;

6.3. Clique em OK

COM AS VARIAVEIS JAVA_HOME E CLASSPATH JA EXISTENTES VAMOS DAR CONTINUIDADE:

  1. Selecione a variável PATH em “Variáveis do sistema” e clique no botão “Editar”;

7.1. Ao final de todos os valores da variável PATH adicione o seguinte:

;%JAVA_HOME%\bin

7.2. Então confirme todas as telas no botão Ok.

Assim, agora você conseguira usar o java através do prompt de comando. Teste e qualquer duvida só perguntar aqui. Se quiser que eu explique o porquê disso só pedir aqui.

Bons Estudos!

Boa Romário!

solução!

Valeu pela força galera!!!

segui os passos que vcs mandaram mais não deu certo... vou baixar um compilador de java mesmo .

Abraços.

Boa tarde,

Fiz exatamente tudo o que Romário escreveu, mais o meu javac, não funciona, só dá a mensagem de que não é reconhecido. Há algo mais para fazer? Abraço

Marco, veja se você não escreveu nada errado, ou cometeu algum erro na hora de seguir os passos. Abriu e fechou o prompt? Se o erro continuar.. informe aqui novamente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software