Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Dúvida no Ex. 2 da Aula 1 - A linguagem Java

Não consigo executar o .class no meu prompt de comando, da o seguinte erro:

Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal

Já usei o javac para compilar sem problemas, mas quando uso o java para executar ele dá esse problema!!

estou usando macOS

8 respostas

Vinícius, como você está tentando executar?

java NomeDaClasse

?

Não esqueça que para executar, não se coloca o ".class" na linha de comando, somente na compilação que se coloca a extensão (.java no caso).

Tentei de todos os jeitos..

com .class, sem .class, jogando o arquivo no prompt pra ele usar o caminho, fazendo a mesma coisa e tirando só o .class do final...

não consigo achar uma solução nem na internet...

parece que tem alguma coisa a ver com o ambiente de variáveis ou coisa parecida, com o PATH ou CLASSPATH, não sei direito o que nada disso representa, sou iniciante...

só tem explicação de como ajeitar isso no windows, no macOS não achei.

Você usa macOS?

Está tudo dentro de uma mesma pasta?

Oi Vinicius, tudo bem?

Certifique-se de que o nome do arquivo .java que vc escreveu está exatamente igual ao nome da classe dentro dele que possui o método main.

Ex.:

class MeuProgramaModificado {

        public static void main (String[] args){
            //seu código aqui. 
        }
}

Deve ficar dentro do arquivo MeuProgramaModificado.java Leve em consideração que inclusive o case (letras maiúsculas e minúsculas) deve ser exatamente igual.

Se esses nomes forem diferentes, o nome do .class gerado será correspondente ao do arquivo, mas não ao da classe e isso causará uma confusão, pois a VM vai procurar uma classe que não vai achar dentro do bytecode.

Pela descrição que vc enviou, parece ser esse o caso.

Tenta verificar isso e avisa aqui se era realmente isso ou não. =)

Fala pessoal, obrigado pela ajuda.