6
respostas

Dúvida no Ex. 2 da Aula 1 - A linguagem Java

Não estou conseguindo executar a classe que compilei no java.

Mensagem apresentada: "Error: Could not find or load main class MeuProgramaModificado.java"

Segue passos já executados:

1.Já verifiquei as variáveis de ambiente PATH e CLASSPATH

  1. copiei o nome do explorer e colei na linha de comando (para me certificar que não estou escrevendo o nome errado)

  2. tentei rodar e compilar a class setando as variaveis de ambiente via linha de comando:

set path="C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_77\bin" set classpath="C:\Program Files\Java\jre6\lib\rt.jar"

6 respostas

Ana para compilar a classe você tem que estar no mesmo local onde a mesma se encontra no terminal, exemplo:

Imagine que temos uma classe no Desktop, teríamos que navegador até o Desktop no terminal para depois compilar ela.

cd C:\Users\Usuario\Desktop
javac Classe.java
`

Espero ter ajudado

para compilar tem que está no mesmo local da classe e compilar via terminal ''' cd \local_da_classe javac nome_da_classe.java java nome_da_classe '''

Eu conseguei compilar (gerou o arquivo MeuPrograma.class)

Não consigo rodar o programa Mensagem de erro:

C:\java>java MeuPrograma Error: Could not find or load main class MeuPrograma.class

conteudo do programa:

class MeuPrograma {
    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Minha primeira aplicação Java!");
    }
}

Ana quais são os comandos que você esta utilizando ?

Dei uma olhada rápida no seu código acredito que não tem problemas.

Como você informou que o arquivo está compilado eliminamos o problema do PATH e do JAVA_HOME correto? Pelo que você escreveu, parece que ao executar você colocou dessa forma:

java MeuPrograma.java

A forma correta de executar após a compilação é:

java MeuPrograma

Como você informou que o arquivo está compilado eliminamos o problema do PATH e do JAVA_HOME correto? Pelo que você escreveu, parece que ao executar você colocou dessa forma:

java MeuPrograma.java

A forma correta de executar após a compilação é:

java MeuPrograma