Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 6 - Google Maps e GPS - Erro na autenticação

Realizei todos os passos, mas está dando o seguinte erro:

12-28 15:51:48.725 22465-23508/br.com.caelum.agenda E/Google Maps Android API: Authorization failure. Please see https://developers.google.com/maps/documentation/android/start for how to correctly set up the map. 12-28 15:51:48.730 22465-23508/br.com.caelum.agenda E/Google Maps Android API: In the Google Developer Console (https://console.developers.google.com) 12-28 15:51:48.730 22465-23508/br.com.caelum.agenda E/Google Maps Android API: Ensure that the "Google Maps Android API v2" is enabled. 12-28 15:51:48.730 22465-23508/br.com.caelum.agenda E/Google Maps Android API: Ensure that the following Android Key exists: 12-28 15:51:48.730 22465-23508/br.com.caelum.agenda E/Google Maps Android API: API Key: AIzaSyCfpYvlJ1Vskk3WOFgheKDCoymU-WX64rk 12-28 15:51:48.730 22465-23508/br.com.caelum.agenda E/Google Maps Android API: Android Application (;): B7:7E:17:D0:D0:38:3D:7B:C7:65:9A:B9:74:D2:B5:A5:06:D1:BB:01;br.com.caelum.agenda

Estou utilizando o Android Studio 1.4

5 respostas

Olá Bruno!

Deve ter ocorrido algum problema na configuração do projeto no Google Developer Console. De acordo com a mensagem de erro, a chave da API não está sendo encontrada.

Recomendo que você repita o processo para obter uma nova chave e teste novamente o seu código.

Algo que costuma causar problemas nessa configuração é a concatenação da chave SHA1 com o pacote do projeto. Para ter certeza se o nome do pacote está correto, abra o AndroidManifest.xml e verifique o pacote que deve ser utilizado na terceira linha desse arquivo no atributo **.

Certifique-se também de que todas as permissões e configurações do manifest estejam corretas.

Abraço!

solução!

Oi Jeferson, obrigado pela resposta.

Bom, não sei se foi o real problema, mas nem todas as minhas classes estavam debaixo do pacote declarado no manifest.

Eu organizei tudo abaixo do pacote declarado no manifest e gerei uma nova chave. Agora o mapa funcionou perfeitamente.

Queria deixar uma nota que achei importante.

Estou fazendo as aulas com o Android Studio.

A única configuração que precisei PARA EXIBIR O MAPA foi a seguinte:

Somente o meta-data abaixo:

que diverge um pouco do explicado na aula.

e a permission abaixo:

Só com essas duas configurações, usando o Android Studio, o mapa já funcionou.

Será que isto está correto, mesmo aparecendo o mapa?

Eu obtive esta configuração gerando uma aplicação com o template de mapa do Android Studio.

Esqueci de colocar os backticks no comentário acima:

o Meta-Data:

''' '''

a Permission:

''''''

<meta-data android:name="com.google.android.geo.API_KEY" android:value="@string/google_maps_key" />

<uses-permission android:name="android.permission.ACCESS_FINE_LOCATION"/>

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software