Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 6 - Construtores

Nesta aula 6 exercicio 1 foi criado dois construtores para o atributo nome da classe Funcionario... o getNome() não vai perder a função agora?

2 respostas
solução!

Olá Jesilene!

O getNome() não perde a função. Perceba que o getNome() é um método que serve para pegar o atributo nome de seu Objeto, no caso um Funcionario. Enquanto o construtor ele cria um Funcionario e dependendo do construtor que você usar você pode ou não já passar o atributo nome como parâmetro. Mas independentemente disso, você poderá utilizar o método getNome() toda vez que você desejar pegar o nome de um Funcionario.

Não sei bem se você se atrapalhou na hora da perguntar e ao invés de por setNome() você pos getNome(). Se esse for o caso, caso utilizemos APENAS um construtor que tenha como paramêtro o atributo nome, então realmente não se faz necessário o setNome(). Uma vez que o nome do funcionário já vai ser atribuido atraves do construtor. Mas no caso de termos dois construtores, um com parâmetro e outro sem, se faz necessário o setNome(), pois caso utilizemos o construtor sem parâmetro devemos ter um método que seja capaz de atribuir um nome ao nosso Funcionario.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Obrigada pelos esclarecimentos Romário!

Sim, eu me confundi na hora de fazer a pergunta... seria o setNome onde atribuímos um nome para o atributo... então podemos atribuir tanto pelo set quanto pelo construtor...

abraços

Je Godoy

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software