Não entendi muito bem a função do Ajax, alguém poderia me explicar ?
Não entendi muito bem a função do Ajax, alguém poderia me explicar ?
Um exemplo prático, veja:
Sua caixa de email é atualizada assim que chega um novo email, certo? Você já reparou que a página não é recarregada inteiramente, a única coisa que é atualizada é a caixa de entrada por exemplo. Isso graças ao Ajax.
Ele "conecta" uma parte da sua página ao servidor e faz uma requisição apenas daquele conteúdo em específico.
Ficou mais claro?
Quando você está em uma página da Web e você clica, por exemplo, em um botão "Continuar", outra página é carregada substituindo a página que você estava anteriormente.
Nesse intervalo de tempo, pode ser que sua página fique branca esperando até que a outra carregue. Isso acontece porque você está solicitando uma nova página e nada mais natural que o navegador carregar aquela outra página no lugar da sua.
Aí Igor, eu te pergunta: uma app mobile ou o Microsoft word que roda no Desktop funciona assim? A página pisca? Quando você faz uma operação fica uma tela em branco esperando que outra carregue? Não.
O Ajax, didaticamente falando, vem trazer essa mesma experiência para aplicações Web.
Voltando ao exemplo da página que possui o botão continuar, por exemplo, para continuar a compra de uma passagem aérea. Quando você clica em continuar, seu navegador não pede uma nova página, mas quem pede algo é seu Javascript através de Ajax. O Ajax permite realizar um pedido através do mundo Javascript para outra página ou fonte de dados. Quando essa outra página ou fonte de dados é recebida o Javascript pode alterar a página atual e adicionar os dados ou a parte da página que carregou na página atual sem que ela pisque ou recarregue. Isso dá a ilusão para o usuário de uma aplicação como se fosse uma aplicação de celular ou coisa parecida.
Resumindo: o Ajax é uma solução que permite o mundo javascript carregar dados ou páginas (quem carrega é o javascript, não é o navegador) e esses dados ou pedaços de página recebidos podem ser incluídos na própria página através de Javascript, atualizando-a para quem está na página.
Ficou mais claro Igor?
Segue um exemplo de um site que muda o conteúdo da página via AJAX:
http://demo.tutorialzine.com/2009/09/simple-ajax-website-jquery/demo.html
Oi Igor, tudo certo? Posso fechar esse post? :)
Olá Flavio, agradeco a resposta, mas porque na aplicação do treinamento, quando eu clico em atualiza, ele me retorna :
Vraptor: web fácil e rápida Git: trabalhe em equipe com controle e segurança Primeiros passos com Java
?
Porque vc está acessando via ajax um endereço na web que devolve esses dados. Daí vc pode usar o jQuery para adicionar essa informação na sua página. Sites de ecomerce fazem isso na busca de produtos muitas vezes.