Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 5 - Estados que variam e o State

Me ative ao detalhe de criar getters and setters e mantive o campo valor da classe Orcamento como private, por que o mesmo não ocorreu nos exercícios? Eu to me atendo a um detalhe bobo?

Sei que foi falado sobre a quebra de encapsulamento, e nesse caso é tolerável, mas fazer o que fiz não deixa mais encapsulado?

7 respostas
solução!

Olá Ivan! Veja, a essência dos exercícios e da aula é você compreender o padrão de projeto State e em que contexto ele deve ser utilizado. A forma como ele será implementado depende do Programador. Quanto ao encapsulamento eu não diria que você se atentou a um detalhe bobo. É sempre bom deixarmos nossas classes bem encapsuladas, então como disse anteriormente, nessa aula o foco não estava em encapsulamento mas sim em te ensinar o Padrão de Projeto State. Mas nada te impede de continuar com o encapsulamento, pois isso é uma boa prática.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Ivan, mas como será feito para implementar a regra, a partir do Orcamento, com o atributo private e sem o getter?

Douglas, sem o getter não é possivel, pois você terá um atributo private. Por isso ele está utilizando um getter e um setter.

Romário sim, por isso fiz a pergunta, ele disse que se ateve em criar um getter e um setter, se entendi, ele não criou, logo não teria como implementar.

Pelo que entendi ele se ateve em criar um getter e um setter, ou seja, ele se preocupou, se atentou em criar um getter e um setter.

Eu criei o getter e setter sim. Me "ative/atentei" à criação do getter e setter E a manter o atributo privado. Fiz as duas coisas.

Ademais, abri o tópico por que não o uso da boa prática de gerá-los. Mas entendo que a ideia da aula não era essa. Eu só queria ter certeza, logo após esse exercício falava algo sobre quebra de encapsulamento ao afrouxar os níveis de proteção do atributo, me adiantei com essa observação neste exercício.

Não tem problema você ter se adiantado Ivan. É comum quando temos uma dúvida irmos em busca de sanar essa dúvida. Inclusive, quando temos outra pessoa para debater creio até que seja mais construtivo. Por isso disse e repito que sua observação sobre o encapsulamento não foi boba, mas demonstrou conhecimento sobre boas práticas. Parabéns!

Espero ter ajudado você e ter te dado mais certeza sobre o que havia pensado. Bons Estudos!