Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 5 - Acertando mais detalhes, arrange de imagens

olha quero muito aprender esse trosso, mas eu to com uma dificuldade muito grande, primeiro pra deixar esse negocio redondinho eu não consigo, tentei fazer um coração agora, porem toda vez que eu clico e marco um ponto com a pena e vou pra um segundo ponto pra arrastar e fazer uma curvinha ele arrasta porem ele ainda segunda uma proxima linha ja pra fazer um terceiro ponto, é complicado de explicar so se eu mandasse um video por email ou algo do tipo.

5 respostas

Lincoln,

Lembro que vi essa ferramenta (no Photoshop) na facu, achava um verdadeiro inferno.

Conforme você treina e treina e treina, você vai pegando a hora certa de apertar as teclas que te ajudam:

• ctrl
  • shift
  • alt
  • espaço

Uma coisa que eu faço é clicar e arrastar pra fazer um ponto que vai gerar uma linha curva.

É bem complicado mesmo escrever sobre isso, né? :)

Pega alguns logos e tenta vetorizar também, ou algum desenho estilo Pernalonga sabe? Com contornos, aí você vai treinando vetorizar usando a pentool e vai ficando bom nisso.

Abcs!

Obrigado Natan, mas não é isso, toda vez que eu seguro e arrasto ele faz uma curva, porem ele não solta a linha do mouse, mesmo depois de eu ter marcado o segundo ponto ele mantem uma linhas e os dois pontos marcados, se voce me enviar seu email eu posso lhe enviar uma print pra voce entender melhor.

Lincoln,

Vamos lá:

1 - é o comportamento da ferramenta, segurou e arrastou, ele vai fazer uma curva; 2 - o problema de somente clicar para fazer o segundo ponto (sem arrastar) é que no terceiro ponto que você fizer ele não vai fazer uma curva, e sim uma reta

Fiz um GIF aqui exatamente disso. Depois eu desfaço e faço o segundo ponto com curva (arrastando), repare que depois o terceiro ponto também vai formando uma curva.

Usando a Pentool

Podemos manter a discussão por aqui? Aí se tiver outro aluno com a mesma dúvida, ele consegue pegar a ajuda quando solucionarmos isso.

Você pode fazer upload dos prints no Imgur. Só arrastar o print e ele já faz o upload, depois coloca os links aqui, pode ser?

Abcs!

Boa noite Natan, segue Link da imagem: http://i.imgur.com/wkJNTbo.png

deixa eu tentar explicar, o losango foi o primeiro pontinho onde eu marquei foi aonde eu comecei a vetorizarar, o circulo foi o segundo ponto aonde eu marquei depois eu arrastei ate o quadrado pra ele formar esse pequeno arco.

O problema é que quando eu clico no segundo ponto ou seja no circulo e arrasto ate o quadrado(alca) pra ele formar o arco ele cria uma terceira curva que voce pode ver na seta, essa terceira curva começa do quadrado(alça) e isso atrapalha um pouco uma vez que ele começa a angulacao a partir do quadrado, embora ele não desenhe a linha que esta na seta, a linha acompanha meu mouse em toda janela, angulando como o mouse ficaria ao proximo clique, o problema é que a angulacao sempre permanece o da alca e não o do segundo ponto, não sei se isso é comportamento padrão da versão do meu Illustrator ou se é alguma configuração, sei que nos videos da professora eu percebi que isso não ocorre com ela, estou contornando o problema clicando duas vezes em cima do segundo ponto.

solução!

Oi Lincoln,

Fui ver aqui, e descobri que a Pen do meu Photoshop e do meu Illustrator se comportam de maneira um pouco diferente.

Consegui reproduzir exatamente a sua imagem, e com a legenda eu me situei melhor, mas não consegui entender completamente o problema ainda. :(

Vi aqui um pouquinho da aula, e realmente a pentool está diferente aqui também, o comportamento dela no caso. Depois que clico no segundo ponto e arrasto, a curva já acompanha o mouse, o que realmente não acontece na aula. Mas confesso que prefiro ele mostrando esse "preview" da curva, acredito que a sua versão e a minha sejam um pouco mais nova.

A angulação nesse exemplo que vc postou acompanha a alça (os tracinhos que surgem qnd vc puxa) mas a partir do ponto q vc clicou anteriormente, justamente pra não mexer nas curvas feitas antes.

Quando você clica e arrasta, a próxima linha sempre terá uma curva. Se precisasse de uma reta, bastaria dar um clique sem arrastar nada.

Se você está conseguindo contornar beleza, testei aqui e clicar 2x no mesmo ponto não dá nenhum problema aparentemente.

Abcs!