Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 3 - rel,roles,acessibilidade e semantica

Na aula foi explicado sobre a questão de acessibilidade e a importância que ela tem tanto para sistemas de busca e para leitores de tela. Estou lendo o livro guia front end da casa do código e lá é explicado um pouco sobre wai aria e microdados e roles para complementar o significado das informações do html. Eu queria saber se é realmente necessário utiliza-los em todos os cenários possíveis, por exemplo , neste exercicio sobre links poderia ser usado o atributo rel="external" nos links externos, mas seria realmente necessário ou eu teria que utiliza-los apenas para casos realmente específicos?

2 respostas
solução!

Oi Luan, tranquilo?

Quando você faz um HTML semântico, você já consegue evitar ficar colocando os roles. Por exemplo, em um button, não precisa colocar um role=button.

Um componente de aba ou accordion por exemplo, não existem tags HTML específicas para eles, nesse caso, é recomendável pesquisar se existe algum role para eles.

Outro cenário, quando existem vários NAVs no seu site, e você quer dizer que um deles é o principal, role=navigation.

No exemplo que você deu seria interessante sim usar o rel=external.

Se você quiser dar uma maior aprofundada no tema de acessibilidade, dá uma olhada nesses slides da Talita Pagani: http://slides.com/talitapagani/wcag-aria-webbr2015

Espero ter ajudado,

Abcs!

Show de bola, estava caindo justamente neste "erro" de ficar colocando roles em tudo , até achava meio sem sentido colocar o role="link " na tag mas achava que estaria deixando mais explicito ainda haha,agora entendi melhor, vlw Natan!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software