Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 1 - Trabalhando com um banco de dados

No cmd do windows, após baixar o arquivo, copia-lo no projeto, tudo certinho, coloquei:

java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.server.Server --database.0 file:loja-virtual --dbname.0 loja-virtual

E o cmd retorna:

Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal org.hsqldb.server.Server

O que pode estar acontecendo?

10 respostas

E aí Aleck, Beleza? haha.

Você baixou o Jar do HSQLDB? Tem que ter, e além disso confira se os parâmetro da sua classe de conexão estão com apontado para o banco loja-virtual Acredito também que possa ser um erro no endereçamento.

Veja se está assim:

("jdbc:hsqldb:hsql://localhost/loja-virtual","SA","");

Abraços!

Bons estudos brother.

Então... Baixei, descompactei, copiei o arquivo da pasta lib, o hsqldb.jar para dentro do projeto, adicionado Build Path...

Conforme o próprio exercício pede... Mas quando no cmd, escrevo:

java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.server.Server --database.0 file:loja-virtual --dbname.0 loja-virtual

Aparece:

Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal org.hsqldb.server.Server

Creio que até esse ponto não preciso escrever nada no Eclipse, até por que o próprio exercício que fala o passo a passo não informou/pediu...

Oi Aleck,

Antes de rodar o comando no cmd, você deve acessar o diretório onde descompactou o jar do HSQLDB:

cd c:\Users\....

e então rodar o comando para executar o HSQLDB:

java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.server.Server --database.0 file:loja-virtual --dbname.0 loja-virtual

solução!

Eai Rodrigo! Então, eu até marquei como solucionado...

O que estava acontecendo é que eu fechava uma janela do CMD, a que mantinha o banco rodando, e abria a outra e tentava abri-lo...

No mais estava tudo certinho, diretórios e tudo mais !

Mas obrigado!

Resolvi o problema do Aleck com o acesso remoto. Eram problemas relacionados a configurações de ambiente.

Pessoal estou com o mesmo problema o que vocês fizeram para resolver ?

Matheus, você está abrindo duas janelas do cdm? uma pra cada comando?

Certifique-se de estar deixando abertas a que roda o BD, e a que abre o BD...

Meu problema era esse.

O problema é que quando eu faço:

java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.server.Server --database.0 file:loja-virtual --dbname.0 loja-virtual

fala que não consegue encontrar a classe, nem o segundo passo eu consigo fazer entende?

Veja bem...

Você deve navegar pelo cmd através do

cd nomeDaPasta

dir pra mostrar o que tem na pasta atual...

Aí você vai no diretório hsql, aí sim executa os comandos.

agora sim consegui tava errando justamente nisso então, obrigado pela ajuda.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software