Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 1 - Trabalhando com um banco de dados

No cmd do windows, após baixar o arquivo, copia-lo no projeto, tudo certinho, coloquei:

java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.server.Server --database.0 file:loja-virtual --dbname.0 loja-virtual

E o cmd retorna:

Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal org.hsqldb.server.Server

O que pode estar acontecendo?

10 respostas

E aí Aleck, Beleza? haha.

Você baixou o Jar do HSQLDB? Tem que ter, e além disso confira se os parâmetro da sua classe de conexão estão com apontado para o banco loja-virtual Acredito também que possa ser um erro no endereçamento.

Veja se está assim:

("jdbc:hsqldb:hsql://localhost/loja-virtual","SA","");

Abraços!

Bons estudos brother.

Então... Baixei, descompactei, copiei o arquivo da pasta lib, o hsqldb.jar para dentro do projeto, adicionado Build Path...

Conforme o próprio exercício pede... Mas quando no cmd, escrevo:

java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.server.Server --database.0 file:loja-virtual --dbname.0 loja-virtual

Aparece:

Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal org.hsqldb.server.Server

Creio que até esse ponto não preciso escrever nada no Eclipse, até por que o próprio exercício que fala o passo a passo não informou/pediu...

Oi Aleck,

Antes de rodar o comando no cmd, você deve acessar o diretório onde descompactou o jar do HSQLDB:

cd c:\Users\....

e então rodar o comando para executar o HSQLDB:

solução!

Eai Rodrigo! Então, eu até marquei como solucionado...

O que estava acontecendo é que eu fechava uma janela do CMD, a que mantinha o banco rodando, e abria a outra e tentava abri-lo...

No mais estava tudo certinho, diretórios e tudo mais !

Mas obrigado!

Resolvi o problema do Aleck com o acesso remoto. Eram problemas relacionados a configurações de ambiente.

Pessoal estou com o mesmo problema o que vocês fizeram para resolver ?

Matheus, você está abrindo duas janelas do cdm? uma pra cada comando?

Certifique-se de estar deixando abertas a que roda o BD, e a que abre o BD...

Meu problema era esse.

O problema é que quando eu faço:

fala que não consegue encontrar a classe, nem o segundo passo eu consigo fazer entende?

Veja bem...

Você deve navegar pelo cmd através do

cd nomeDaPasta

dir pra mostrar o que tem na pasta atual...

Aí você vai no diretório hsql, aí sim executa os comandos.

agora sim consegui tava errando justamente nisso então, obrigado pela ajuda.