Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 1 - Trabalhando com um banco de dados

Olá tenho duas questões.

1ª) Para o arquivo TestaListagem funcionar é preciso que os terminais onde inserimos os comandos abaixo:

java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.server.Server --database.0 file:loja-virtual --dbname.0 loja-virtual

java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.util.DatabaseManager

fiquem abertos? Pq depois que eu fechei os terminais o arquivo TestaListagem começou a dá erro.

2ª) Qual o nome e extensão do arquivo de banco de dados que a gente cria nesse exercício ?

6 respostas
solução!

Luis,

1) Sim, você tem que manter os terminais abertos. Isso porque você está iniciando um servidor para acessar o banco de dados afim de fazer as consultas. O primeiro comando você inicia o servidor, o segundo abre uma conexão com esse servidor iniciado.

2) O arquivo que você cria é o loja-virtual. Isso é feito nessa parte do comando: file:loja-virtual. E o nome do banco de dados é o mesmo nome do arquivo: --dbname.0 loja-virtual

1) Entendi Arthur, tenho que deixar os 2 terminais abertos. Mas vai ser sempre assim, ou é pq estou ainda no inicio do curso?

2) Com relação ao arquivo --dbname.0 loja-virtual ele ficou gravado em qual pasta?

Obrigado, Artur.

Luis,

O arquivo é gravado na mesma pasta onde está o seu hsqldb.jar

Quanto aos terminais abertos, para trabalhar com HSQLDB no modo servidor você tem que deixar, pelo menos, o primeiro terminal aberto. O segundo terminal é para você fazer uma conexão com o servidor para executar consultas SQL.

Há a opção de, usando suas classes Java, de trabalhar diretamente com o arquivo ao invés do servidor. Fazendo dessa forma, você não precisa passar usuário e senha, basta acessar o arquivo que você criou. Esse formato é mais utilizado para testes e um desenvolvimento rápido com acesso a um banco de dados em arquivo.

Usar e aprender com o HSQLDB como servidor facilita quando você for utilizar os grandes servidores de bancos de dados como MySQL, Oracle, SQL Server e afins.

Ok Arthur. obrigado

Não esqueça de marcar qual resposta te trouxe a solução para não ficar em aberto :)

Ah tá Arthur valeu pela dica, ainda não sei usar bem os fóruns.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software