Olá, pessoal, alguém pode me ajudar a levantar o servidor de outra máquina na minha rede, ao invés de usar o 'localhost'? Desde já agradeço.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, pessoal, alguém pode me ajudar a levantar o servidor de outra máquina na minha rede, ao invés de usar o 'localhost'? Desde já agradeço.
Oi Marco,
Você deve copiar o jar e rodar o HSQLDB em alguma máquina da rede, via comando:
java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.server.Server --database.0 file:loja-virtual --dbname.0 loja-virtual
E então na sua máquina basta executar o DataBaseManager, via comando:
java -cp hsqldb.jar org.hsqldb.util.DatabaseManager
E na tela do DataBaseManager passar o IP/Porta do servidor, ao invés de localhost.
Obrigado, Rodrigo
Eu tentei assim, mas não deu certo. Então, depois de ter mapeado uma unidade na rede para o meu host e de ter permitido o acesso à porta 9001 no firewall deste host, procedi ao acesso acrescentando a porta deste jeito:
Connection c = DriverManager.getConnection("jdbc:hsqldb:hsql://localhost:9001/loja-virtual", "SA", "");
Oi Marco,
Desse jeito que você falou então deu certo?
O chato de acessar de outra máquina são esses detalhes de rede(porta, firewall, etc.) :D
Bom estudo!
É verdade, funcionou certinho. Eu tenho reservado uma das máquinas para guardar tudo o que eu faço da Alura, mas resolvo os exercícios de outra máquina. Este exercício, de início, "quebrou" a minha rotina, mas foi bom porque aprendi algo mais, sem ter que mudar a forma de trabalhar e aprender. Abraços.