Acho que não é somente a mensuração, mas a precisão, Andre. O que você disse na abertura de sua dúvida é verdade - a diferença entre 1 e 2 ou 2 e 3 é de 1 -, mas isso trabalhando com números propriamente ditos e não com dados como notas (que era o exemplo da aula). No caso de notas, podemos pensar que o intervalo entre uma nota e outra é sempre de 1, mas não temos como medir isso com precisão - varia de pessoa a pessoa. Agora, se pensarmos na temperatura em ºC ou ºF, vemos claramente que a mensuração de um valor ou intervalo de valores é precisa e não varia de pessoa a pessoa - por isso é um dado intervalar. Então você vê que mistura a ideia de mensuração com a de precisão.
Sobre os dados racionais, seu pensamento está correto sim, Andre. Peso e altura seriam dados racionais porque um valor 0
significaria a ausência de peso e altura. A questão da impossibilidade de medidas negativas nos dados racionais está correta, mas isso está implícito na ideia de 0
como ausência da coisa, entende?