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Dúvida no Ex. 1 da Aula 1 - Qual é o tipo do seu dado?

Entendi o conceito básico de dado ordinal, porém o exemplo apresentado me deixou em dúvida. Afinal a diferença entre 1 e 2 ou 2 e 3 é de -1. A diferença, no caso, estaria na representação e consequente interpretação desses números entre uma pessoa e outra? Por exemplo, no caso dos dados intervalares, com um termômetro calibrado todos que observarem a temperatura de algo terão a mesma interpretação daquele resultado.

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Hum, pensando melhor. A diferença entre dados ordinais, intervalares e racionais estaria na mensuração dos dados? Enquanto nos dados ordinais não consigo mensurar os valores nos dados intervalares e racionais é possível a mensuração com determinado instrumento. A diferença entre dados intervalares e racionais seria a impossibilidade de medidas negativas nos dados racionais? Por exemplo, existe temperatura zero e -1, assim por diante, porém a correnteza de um rio, por exemplo, não pode ser negativa (vai até o zero que representa a ausência de correnteza), ou peso, altura (não existem pessoas com alturas e pesos negativos) . Essas últimas variáveis (tirando a temperatura) seriam todas exemplos de dados racionais. O raciocínio está correto?

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Acho que não é somente a mensuração, mas a precisão, Andre. O que você disse na abertura de sua dúvida é verdade - a diferença entre 1 e 2 ou 2 e 3 é de 1 -, mas isso trabalhando com números propriamente ditos e não com dados como notas (que era o exemplo da aula). No caso de notas, podemos pensar que o intervalo entre uma nota e outra é sempre de 1, mas não temos como medir isso com precisão - varia de pessoa a pessoa. Agora, se pensarmos na temperatura em ºC ou ºF, vemos claramente que a mensuração de um valor ou intervalo de valores é precisa e não varia de pessoa a pessoa - por isso é um dado intervalar. Então você vê que mistura a ideia de mensuração com a de precisão.

Sobre os dados racionais, seu pensamento está correto sim, Andre. Peso e altura seriam dados racionais porque um valor 0 significaria a ausência de peso e altura. A questão da impossibilidade de medidas negativas nos dados racionais está correta, mas isso está implícito na ideia de 0 como ausência da coisa, entende?

Sim, clareou agora. :) Obrigado Yan!