Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 1 - Introdução ao HTML

Estou com o mesmo problema que ocorreu com o IVANILDO DE OLIVEIRA DA SILVA JR.

"O chrome não interpretou corretamente a tag meta. Ao colocá-la o navegador não exibiu corretamente os caracteres acentuados. Porém, ao retirá-la, os exibiu corretamente. Qual o motivo desse comportamento?"

Estou usando o mesmo código que foi postado como resposta do exercício e editando no Notepad++. Limpei o cache do navegador, tentei editar o arquivo pelo bloco de notas e abrir no IE8, mas o erro continua.

3 respostas
solução!

Oi Lucas, uma sugestão, quando mensionar problemas já resolvidos em outros tópicos, por favor, poste juntamente com sua dúvida o link do tópico a que se refere, beleza?

O problema da interpretação dos caracteres pode acontecer por diversos motivos e um dos mais comuns é o arquivo ser salvo em uma códificação de caracteres onde não estão representados alguns caracteres que estão sendo usados no texto. Existem diversas códificações para texto como: ASC, ASCII, UTF-8, UTF-16, ANSI e mais...

A questão do mapeamento dos caracteres é que cada uma dessas tabelas abrange uma quantidade limitadada de caracteres, umas mais que outras, algumas tem caracteres que outras não tem e por isso na hora de renderizar ou até mesmo de salvar o arquivo, por não ser suportado determinado caractere, aparecem um simbolos malucos.

Acontece as vezes o seguinte cenário: No bloco de notas do Windows por exemplo, até um tempo atrás, não sei se é ainda, a codificação padrão era ANSI, quando você usava caracteres não representados por essa codificação ele não reclamava, mas o navegador sim, exibia uns caracteres estranhos, por isso quando se usava o bloco de notas, o pessoal mandava você ter certeza que a codificação estava em UTF8 (Que é a mais usada e representa muito bem diversos alfabetos e simbolos). Mas repare, pode haver uma confusão, se o código declara a codificação como UTF8 e o arquivo está em ASCII como o browser vai decodificar os caracteres que já foram transformados em simbolos após o arquivo ter sido salvo?

Entende? Parece meio complicado, mas com o tempo isso fica mais natural...

Está claro? Qualquer dúvida por favor, poste aqui, estaremos sempre aqui pra discutir e ter certeza que não fique com dúvidas.

Bons estudos.

Oi Wanderson, obrigado pela ajuda! Parece um pouco complicado mesmo, mas a sua resposta me ajudar a entender o que estava acontecendo.

Ps: Segue o link do tópico anterior https://cursos.alura.com.br/course/introducao-html-css/discussions/674665

Lucas, verifique a forma que está escrito o "utf-8", dependendno do browser também tive problemas quando usei tudo em maiúsculas por exemplo.

experimente "utf-8" em minuscula e com traço.

Att.

Mateus Carvalho