Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
32
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 1 - Consultando os dados

Boa tarde. Pessoal quanto entro com o comando System e é pedido a senha o cursos pisca para que eu entre com a senha, porém quando a digito não é aceito nada digitado... o cursor nao anda.. entao dou enter achando q é normal, as vezes nao andaria msm, mas daí da erro: "falha na recuperação de credencial" alguem, me ajude por favor

32 respostas

Ricardo , tudo bem ?

bom pesquisei sobre o problema e encontrei uma possível solução , segue :

Alterar no arquivo sqlnet.ora o parâmetro “SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NTS)” para “SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NONE)”

esse arquivo encontra no seguinte diretório :

C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\network\ADMIN\sample

realiza um teste , se funcionar poste o resultado aqui .

Celso boa tarde. Achar o arquivo não foi o problema, mas o parametro sim. Abri o arquivo com o bloco de notas mas nao localizei esse parametro nao.

Oi Ricardo, acesse o arquivo sqlnet.ora da pasta:

C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\network\ADMIN

Lá você encontrará esse parâmetro.

Ricardo ,

dentro do arquivo dá um Ctrl+F e digita SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES

eu encontrei meu arquivo , ele está comentado :

sqlnet.authentication_services=(beq, kerberos5)

Retire o # e modifique para (none) , salve e tente entrar .

não sei se vai dar certo , se não der , vamos procurar outra solução .

deu certo não galera.. não na sua solução Romulo nem na sua Celso.

Ricardo,

estou procurando e toda solução que encontro é essa .

mas tenta verificar na sua variavel de ambiente , se possui o seguinte caminho .

no minha configuração , na instalação foi criado um variavel chamada 'caminho' e o valor é 'C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin;'

caso não tenha , coloque e tente novamente .

Agora a mensagem é nova: shared memory realm does not exist reino de memoria compartilhada nao existe.

Oi Ricardo, já tive esse problema (inclusive um aluno também teve) e o problema estava ligado ao PATH, como o Celso mesmo falou. Tente verificar se o seu PATH do Windows está correto, verifique também se existe essa variável de ambiente chamada caminho. Se puder, poste aqui o conteúdo das duas.

Rômulo: verifiquei tudo certo com as coisas que vc chamou atencao, mas tem um detalhe rômulo, o windows uso é o 8.1 no exercício ate vi um link que mostra uma configuração diferente, mas não entendi muito bem o q devo colocar no valor da variável... confesso nao ter tanto dominio ainda sob a informática.

caminho C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin;

path C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

Conteúdo das duas. Valeu

romulo ou talvez celso, ou alguem com a mesma experiencia, será que poderia me add no wpp? é que a espera por resposta atrasa tanto os estudos.. mas compreendo que não estão por conta e sim só ajudando mesmo e agradeço muito inclusive. Mas se não for incomodar pelo wpp seria bem melhor, podemos mandar as fotos das paginas, mais em tempo real do passo a passo . segue meu num 031 99484-0683 valeu

Ricardo ,

com aquele caminho não deu certo ?

Deu não Celso.. e to achando estranho que, quando vou digitar a senha após digitar o usuario: system o cursor não anda a medida que digito a senha.. mas aí dou enter assim msm, é quando apresenta o erro

Ricardo,

tudo que procuro , a solução está alterando o arquivo sqlnet.ora

você retirou o caracter # do sqlnet.authentication_services ?

se sim tente colocar dentro do (NTS)

havia trocado para (NONE) Então agora fiz: (#NONE) e (#NTS) , foi o que entendi. deu o erro: erro de adaptador de protocolo

Celso, você como os outros com descrição "moderador", trabalha para o Alura? Ou são alunos como eu?

Ricardo ,

no seu arquivo , provavelmente estará assim :


#sqlnet.authentication_services=(beq, kerberos5)

tente fazer desse jeito :


sqlnet.authentication_services=(none)
solução!

Boa tarde pessoal.. tentarei descrever ao maximo o que ja foi feito, no entanto sem sucesso. Não consigo rodar o oracle. Meu windows é versão 8.1 64 bits.. baixei o oracle windows 8 (o que deu de opção). Instalado parti para configura o path... sendo que na variavel de sistema selecionei 'path' e cliquei editar, então... em nome da variavel esta: Path - em valor da variavel está: C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin...

Entao abro o prompt e digito c:\user\ricardo-rodrigues > sqlplus e 'enter' aparece Sql plus release.. tal tal tal tal .... e pede o usuário Informe o nome de usuário: system informe a senha:_ (porem neste ponto no momento em que digito a senha o cursor nao se movimento como se eu nao tivesse digitando nada) mesmo assim digito toda a senha que cadastrei no momento que instalei o oracle e dou enter ERROR: ORA-12638: Falha na recuperacao de credencial

Informe o nome de usuário: sqlnet.authentication_services=(none)

A menos que neste ponto eu tenha feito algo errado.. preciso de alguem me ajudando passo a passo. Pedi ate se alguem pudesse me add no wpp, porque atraves dos audios e fotos que podemos trocar ficaria mais facil. mas parece que ninguem pode.. e to so perdendo tempo. Instrutores que respondem pela empresa Alura se puderem intervir no meu problema agradeco. Abraco

Isso que ta acontecendo. Nada do que me disseram ainda resolveu e nao consigo prosseguir no curso. Espero que alguem consiga me ajudar. Agradeco a colaboracao de todos

E ja tentei as questoes sobre

Fui no arquivo sqlnet e troquei (NTS) para (NONE)

Aí o erro passa a ser esse:

ERROR: ORA-01034: ORACLE not available ORA-27101: shared memory realm does not exist ID do precesso: 0 ID da sessao: 0 Numero de serie: 0

Boa tarde Ricardo, esse seu último erro geralmente está ligado ao PATH (eu mesmo já tive esse problema). Se você puder, peço que poste aqui todo o conteúdo da variável de ambiente PATH, para eu poder verificar se há algo de errado. Verifique também se há uma variável caminho, e se puder poste seu conteúdo também.

ok Romulo

path: C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

caminho: C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin;

Você criou essa variável path, Ricardo? Porque ela já vem criada no Windows, aí bastaria adicionar o caminho do Oracle nessa variável

Bom dia Romulo. Criei não, o que fiz foi isso mesmo, apenas adicionei o caminho nela.

Entendi Ricardo, tem como você postar aqui todo o conteúdo dessa variável PATH para eu poder analisar? Já houve um caso semelhante ao seu, que parece que o problema estava no instalador. O aluno baixou novamente o instalador e instalou novamente o Oracle e teve o seu problema solucionado. Está descrito no antepenúltimo comentário dessa dúvida no fórum: https://www.alura.com.br/course/oracle-sql/discussions/670752

Bom dia Rômulo,

Cara, acompanhei sua discussão com o Sérgio e percebi num momento, que você sugere ele testar o atalho do oracle no desktop, então testei o meu tambem.. e ao clicar dá que a "Esta página da web não está disponível'. Parei também o banco e subi no start, porém o erro persisti. Agora, quando você me pediu todo o conteúdo da variável path, não é só o que eu postei mais acima não? Desculpa, não entendi se for outra coisa, você pode me explicar com posto 'todo' o conteúdo caso não seja apenas isso acima? Valeu Romulo

Oi Ricardo. Então, na seção de variáveis de ambiente, há a variável Path, assim como outras. Quando você vai editá-la, ela já tem um conteúdo, certo? Esse conteúdo que eu gostaria de ver. Aí a sua variável deveria ter esse conteúdo inicial mais o diretório do Oracle.

Romulo,

então talvez tenhamos pego o erro. Na variável path só possui o diretório do oracle. Eu provavelmente subistitui o conteúdo inicial pelo diretório do oracle, por ter entendido desta forma. Eu deveria ter acrescentado entao, na frente deste conteudo ja existente o diretorio do oracle? é isso?

Bom, então pode ser isso mesmo. Era pra adicionar o diretório do Oracle no final desse conteúdo inicial.

resolvido. Muito obrigado

Eu fiz a mesma coisa que o Ricardo... substitui o conteúdo inicial pelo diretório do oracle em vez de ter acrescentado na frente deste conteúdo ja existente. E agora, como volto o path antigo? Desinstalando?

Boa tarde Vinicius, qual é a sua versão do Windows? Desinstalar o Oracle não resolve o problema, tem que dar uma procurada na Internet a respeito do Path original do seu Windows em específico

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software