Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
32
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 1 - Consultando os dados

Boa tarde. Pessoal quanto entro com o comando System e é pedido a senha o cursos pisca para que eu entre com a senha, porém quando a digito não é aceito nada digitado... o cursor nao anda.. entao dou enter achando q é normal, as vezes nao andaria msm, mas daí da erro: "falha na recuperação de credencial" alguem, me ajude por favor

32 respostas

Ricardo , tudo bem ?

bom pesquisei sobre o problema e encontrei uma possível solução , segue :

Alterar no arquivo sqlnet.ora o parâmetro “SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NTS)” para “SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NONE)”

esse arquivo encontra no seguinte diretório :

C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\network\ADMIN\sample

realiza um teste , se funcionar poste o resultado aqui .

Celso boa tarde. Achar o arquivo não foi o problema, mas o parametro sim. Abri o arquivo com o bloco de notas mas nao localizei esse parametro nao.

Oi Ricardo, acesse o arquivo sqlnet.ora da pasta:

C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\network\ADMIN

Lá você encontrará esse parâmetro.

Ricardo ,

dentro do arquivo dá um Ctrl+F e digita SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES

eu encontrei meu arquivo , ele está comentado :

sqlnet.authentication_services=(beq, kerberos5)

Retire o # e modifique para (none) , salve e tente entrar .

não sei se vai dar certo , se não der , vamos procurar outra solução .

deu certo não galera.. não na sua solução Romulo nem na sua Celso.

Ricardo,

estou procurando e toda solução que encontro é essa .

mas tenta verificar na sua variavel de ambiente , se possui o seguinte caminho .

no minha configuração , na instalação foi criado um variavel chamada 'caminho' e o valor é 'C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin;'

caso não tenha , coloque e tente novamente .

Agora a mensagem é nova: shared memory realm does not exist reino de memoria compartilhada nao existe.

Oi Ricardo, já tive esse problema (inclusive um aluno também teve) e o problema estava ligado ao PATH, como o Celso mesmo falou. Tente verificar se o seu PATH do Windows está correto, verifique também se existe essa variável de ambiente chamada caminho. Se puder, poste aqui o conteúdo das duas.

Rômulo: verifiquei tudo certo com as coisas que vc chamou atencao, mas tem um detalhe rômulo, o windows uso é o 8.1 no exercício ate vi um link que mostra uma configuração diferente, mas não entendi muito bem o q devo colocar no valor da variável... confesso nao ter tanto dominio ainda sob a informática.

caminho C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin;

path C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

Conteúdo das duas. Valeu

romulo ou talvez celso, ou alguem com a mesma experiencia, será que poderia me add no wpp? é que a espera por resposta atrasa tanto os estudos.. mas compreendo que não estão por conta e sim só ajudando mesmo e agradeço muito inclusive. Mas se não for incomodar pelo wpp seria bem melhor, podemos mandar as fotos das paginas, mais em tempo real do passo a passo . segue meu num 031 99484-0683 valeu

Ricardo ,

com aquele caminho não deu certo ?

Deu não Celso.. e to achando estranho que, quando vou digitar a senha após digitar o usuario: system o cursor não anda a medida que digito a senha.. mas aí dou enter assim msm, é quando apresenta o erro

Ricardo,

tudo que procuro , a solução está alterando o arquivo sqlnet.ora

você retirou o caracter # do sqlnet.authentication_services ?

se sim tente colocar dentro do (NTS)

havia trocado para (NONE) Então agora fiz: (#NONE) e (#NTS) , foi o que entendi. deu o erro: erro de adaptador de protocolo

Celso, você como os outros com descrição "moderador", trabalha para o Alura? Ou são alunos como eu?

Ricardo ,

no seu arquivo , provavelmente estará assim :

#sqlnet.authentication_services=(beq, kerberos5)

tente fazer desse jeito :

sqlnet.authentication_services=(none)
solução!

Boa tarde pessoal.. tentarei descrever ao maximo o que ja foi feito, no entanto sem sucesso. Não consigo rodar o oracle. Meu windows é versão 8.1 64 bits.. baixei o oracle windows 8 (o que deu de opção). Instalado parti para configura o path... sendo que na variavel de sistema selecionei 'path' e cliquei editar, então... em nome da variavel esta: Path - em valor da variavel está: C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin...

Entao abro o prompt e digito c:\user\ricardo-rodrigues > sqlplus e 'enter' aparece Sql plus release.. tal tal tal tal .... e pede o usuário Informe o nome de usuário: system informe a senha:_ (porem neste ponto no momento em que digito a senha o cursor nao se movimento como se eu nao tivesse digitando nada) mesmo assim digito toda a senha que cadastrei no momento que instalei o oracle e dou enter ERROR: ORA-12638: Falha na recuperacao de credencial

Informe o nome de usuário: sqlnet.authentication_services=(none)

A menos que neste ponto eu tenha feito algo errado.. preciso de alguem me ajudando passo a passo. Pedi ate se alguem pudesse me add no wpp, porque atraves dos audios e fotos que podemos trocar ficaria mais facil. mas parece que ninguem pode.. e to so perdendo tempo. Instrutores que respondem pela empresa Alura se puderem intervir no meu problema agradeco. Abraco

Isso que ta acontecendo. Nada do que me disseram ainda resolveu e nao consigo prosseguir no curso. Espero que alguem consiga me ajudar. Agradeco a colaboracao de todos

E ja tentei as questoes sobre

Fui no arquivo sqlnet e troquei (NTS) para (NONE)

Aí o erro passa a ser esse:

ERROR: ORA-01034: ORACLE not available ORA-27101: shared memory realm does not exist ID do precesso: 0 ID da sessao: 0 Numero de serie: 0

Boa tarde Ricardo, esse seu último erro geralmente está ligado ao PATH (eu mesmo já tive esse problema). Se você puder, peço que poste aqui todo o conteúdo da variável de ambiente PATH, para eu poder verificar se há algo de errado. Verifique também se há uma variável caminho, e se puder poste seu conteúdo também.

ok Romulo

path: C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin

caminho: C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\bin;

Você criou essa variável path, Ricardo? Porque ela já vem criada no Windows, aí bastaria adicionar o caminho do Oracle nessa variável

Bom dia Romulo. Criei não, o que fiz foi isso mesmo, apenas adicionei o caminho nela.

Entendi Ricardo, tem como você postar aqui todo o conteúdo dessa variável PATH para eu poder analisar? Já houve um caso semelhante ao seu, que parece que o problema estava no instalador. O aluno baixou novamente o instalador e instalou novamente o Oracle e teve o seu problema solucionado. Está descrito no antepenúltimo comentário dessa dúvida no fórum: https://www.alura.com.br/course/oracle-sql/discussions/670752

Bom dia Rômulo,

Cara, acompanhei sua discussão com o Sérgio e percebi num momento, que você sugere ele testar o atalho do oracle no desktop, então testei o meu tambem.. e ao clicar dá que a "Esta página da web não está disponível'. Parei também o banco e subi no start, porém o erro persisti. Agora, quando você me pediu todo o conteúdo da variável path, não é só o que eu postei mais acima não? Desculpa, não entendi se for outra coisa, você pode me explicar com posto 'todo' o conteúdo caso não seja apenas isso acima? Valeu Romulo

Oi Ricardo. Então, na seção de variáveis de ambiente, há a variável Path, assim como outras. Quando você vai editá-la, ela já tem um conteúdo, certo? Esse conteúdo que eu gostaria de ver. Aí a sua variável deveria ter esse conteúdo inicial mais o diretório do Oracle.

Romulo,

então talvez tenhamos pego o erro. Na variável path só possui o diretório do oracle. Eu provavelmente subistitui o conteúdo inicial pelo diretório do oracle, por ter entendido desta forma. Eu deveria ter acrescentado entao, na frente deste conteudo ja existente o diretorio do oracle? é isso?

Bom, então pode ser isso mesmo. Era pra adicionar o diretório do Oracle no final desse conteúdo inicial.

resolvido. Muito obrigado

Eu fiz a mesma coisa que o Ricardo... substitui o conteúdo inicial pelo diretório do oracle em vez de ter acrescentado na frente deste conteúdo ja existente. E agora, como volto o path antigo? Desinstalando?

Boa tarde Vinicius, qual é a sua versão do Windows? Desinstalar o Oracle não resolve o problema, tem que dar uma procurada na Internet a respeito do Path original do seu Windows em específico