Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 1 - Construindo o alicerce da nossa aplicação

Olá Flavio, segui os passos da aula, baixei os arquivos, verifiquei que tem o node.js instalado v5.6.0

Entrei na pasta C:\Users\samuel.souza\Downloads\01-alurapic\alurapic

e dei um npm start, deu o seguinte erro:

9 respostas

Dá uma verificada se seguiu corretamente todos os passos de instalação, pois a mensagem de erro está informando que faltam módulos do node.js. "Make sure you have the latest version of node.js and npm installed.", "Local package.json exists, but node_modules missing...".

mais uma coisa.. pode ser também a versão, a última versão do node.js hoje é a 6.1.0. Pode ser necessário reinstalar

Olá amigo, fiz a atualização do node para a versão 6, mas ainda aconteceram alguns erros:

npm install na pasta pic

npm start na apsta pic

O erro está indicando que você entrou dentro da pasta do projeto que você baixou e não executou npm install (ok, eu vi que na foto você esta teoricamente dentro da pasta do projeto... mas continue lendo). Você só pode rodar npm start depois de executar npm install.

Contudo, por mais que você tenha certeza que executou o npm install (pelo menos, a foto que você enviou indica que esta na pasta correta) alguma coisa deu errado.

Sugiro que você faça o seguinte. APAGUE todos as pasta que você descompactou do projeto do curso.

Descompacte a pasta novamente e entre novamente pelo seu terminal dentro desta pasta. Verifique pelo próprio terminal se há o arquivo server.js (assim você terá certeza de que está no local certo). Execute npm install e depois npm start.

O procedimento não tem mistério, aliás é a infra mais simples de subir aqui no Alura, contudo, ainda não está claro qual o problema na sua máquina (mas eu sei que o npm install não baixou suas dependências). Por isso peço que faça tudo do zero novamente para termos certeza que está tudo em seu lugar.

Pesquisei na internet e parece ser alguma coisa instalado no seu Windows, anti-virus ou coisa parecida. Sendo assim, a solução blaster para o problema (que não sei a causa no seu sistema) é executar este comando:

npm set strict-ssl false

Depois de executar este comando dentro da pasta do projeto, execute novamente npm install e npm start.

Eu encontrei a solução neste endereço:

http://stackoverflow.com/questions/29141153/nodejs-npm-err-code-self-signed-cert-in-chain

solução!

Beleza Flavio, muito bom, agora deu certo, está zerado!

Muito obrigado!

Excelente Samuel, só deixa claro para mim se foi o código que passei anterior para você que fez funcionar ou se foi tudo do zero.

Abraço!

Certo, baixei os arquivos novamente, atualizei a versão do node, porém o que resolveu foi a solução que você me passou:

1- Digitei no prompt

npm set strict-ssl false

2- npm install

3- npm start

Obrigado pelo retorno Samuel.