Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 1 - A linguagem Java

Eu fiz do jeito que vi em todos os comentarios mas não da certo, quando tento executar o comando javac -version aparece " 'javac' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes.

preciso de uma ajudinha. desde ja agradeço.

11 respostas

Qual sistema operacional você esta usando?

Essa mensagem é porque o java não esta instalado.

windows 8, eu instalei o JDK, tem que instalar o netbeans tambem?

Olá, no Windows 8, depois de instalar o JDK você precisa configurar.

Basta clicar com o botão direito em "Meu Computador" e ir em Propriedades. Vá em "Configurações Avançadas do Sistema" e clique em Variáveis de Ambiente.

No exercício "Instalando o Java" tem o passo-a-passo certinho ;) Segue: Clique no botão Novo para adicionar uma nova variável: seu nome é JAVA_HOME (tudo maiúsculo) e seu valor será o diretório onde instalou o Java (provavelmente algo como C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03).

Agora vamos alterar a variável PATH. Não crie uma variável nova, altere a variável PATH que já existe. Escolha ela e clique em Editar. No final do valor atual complemente com o valor ;%JAVA_HOME%\bin. Não se esqueça do ponto e vírgula que separa o path anterior desse novo path que estamos colocando.

Fernando ,

faça como a Thays orientou e em caso ainda continuar dando erro , abra o prompt como administrador e tente executar o comando .

Fernando faça como nossos amigos estão dizendo, caso não resolve seu problema nos informe.

Srs, continua com o seguinte erro: " O servidor DNS não está autorizado na zona."

Fiz tudo que estão me falando mas não da certo, no valor de diretorio do JAVA_HOME devo colocar a versão que baixei? Porque no meu PC está (jdk1.8.0_73).

Sim Fernando, você deve fazer de acordo como está em seu PC. Veja esse Post em que ensino outro aluno a configurar o prompt:

Post

Serio já fiz tudo, e não da certo, se alguém puder me passar o Skype eu add e compartilho a tela, pq não sei mais oque fazer ou ler. hahahha

solução!

Fernando, boa noite.

Se quiser pode me contactar por E-mail que te ajudo! felipelimaportela@gmail.com

Vou te ajudar pessoalmente, OK?

Estou solucionando o tópico, a dúvida do Rafael estou tratando com ele pessoalmente no E-mail. Entretanto, o procedimento é padrão.

Pedi para desinstalar o JDK e instalar novamente, e refazer todo o processo de configuração das variáveis de ambientes também.

Estou acompanhando!

Att.

Felipe, desculpe não ter te chamado no Skype ainda, estava ocupado semana passada, se eu puder te chamar amanha de manha ficarei muito grato.