Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 1 - A linguagem Java

Atualizei a versão do pacote do JDK na minha máquina. Fiz os passos quanto à configuração do JAVA_HOME e o Path, e quando executo o java -version, ok aparece a versão mais atualizado do Java instalada na minha máquina. Porém, ao executar o comando javac -version diz: 'javac' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. Como resolver isso para que o javac seja reconhecido?

12 respostas

Também tive esse problema, alterei a "barra" invertida do bin (de '\' para '/'), confirme tudo, e talvez seja necessário fechar o prompt. Mas esse procedimento funciona.

Ricardo, fiz essa alteração, mas não tive êxito. Confirmei tudo, e fechei o prompt e abrir novamente, mas não tive sucesso. E, até coloquei no path o parâmetro %JAVA_HOME%/bin como sendo o primeiro na condição, mas não deu certo. Vou pesquisar na internet vê se consigo arrumar isso quanto ao reconhecimento da execução do javac no Windows 10.

Também tive o mesmo erro no Windows 10.

Solução:

A questão é que o Path do windows 10 já possui o caminho

C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath, que é composto por atalhos para a pasta onde está instalado o Java.

Mas neste diretório não existe o atalho para o javac.exe. Assim, há duas opções:

1)Ou você cria um atalho para o javac nesta pasta javapath 2)Ou exclue esse trecho "C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath" da variável PATH do Windows, já que você já adicionou o diretório do Java ao final do PATH quando realizou o exercício da Alura.

Francisco, vou tentar criar o atalho mais tarde. Pois, excluir a denominação do diretório C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath da variável da variável path, e mesmo reiniciando a máquina, o problema persiste. A noite quando chegar do trabalho tento verificar essa questão do atalho.

Obrigado.

Isso mesmo, tem esse detalhe que o Francisco disse mesmo, tinha me esquecido. Coloca aí se conseguiu e qual foi o procedimento Leandro, para que outras pessoas com o mesmo problema consigam uma solução :)

estou com o mesmo problema o prompt não reconhece quando digito javac -version não estou achando a pasta onde posso colar o atalho e excluir a denominação no path não deu certo também...

atualizando... conseguir localizar a pasta (estava oculta é claro...), porém o prompt ainda não reconhece.

Pasta oculta? O que vc está fazendo exatamente?

solução!

Galera, boa tarde!! Na última sexta-feira (06/05) resolvi o problema. Exclui do path o diretório oculto: C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath, e instalei novamente a JDK versão 1.8_091 no C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_91 e na variável de ambiente JAVA_HOME ajustei o endereço para C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_91 e na variável classpath definir como o diretório %JAVA_HOME%\lib e na variável path %JAVA_HOME%\bin, e agora no cmd reconhece a versão certinha do Java quando executo os comandos: java -version e javac -version. Antes, não funcionava porque estava a variável JAVA_HOME estava apontando para o outro diretório que tenho da pasta Java: C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.8.0_91. Eu acredito que esse "espaço "+ x86 no nome da pasta Program Files atrapalham no reconhecimento na definição da variável de ambiente. Tente aí!!! E, qualquer coisa estou à disposição. Lembro que meu Windows é o Windows 10.

Leandro, vou marcar sua resposta como solução pra outros alunos com dúvidas similares saberem como você resolveu seu problema, ok?

Bons estudos!

Yan, OK. Obrigado.