Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
12
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 1 - A linguagem Java

Atualizei a versão do pacote do JDK na minha máquina. Fiz os passos quanto à configuração do JAVA_HOME e o Path, e quando executo o java -version, ok aparece a versão mais atualizado do Java instalada na minha máquina. Porém, ao executar o comando javac -version diz: 'javac' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. Como resolver isso para que o javac seja reconhecido?

12 respostas

Também tive esse problema, alterei a "barra" invertida do bin (de '\' para '/'), confirme tudo, e talvez seja necessário fechar o prompt. Mas esse procedimento funciona.

Ricardo, fiz essa alteração, mas não tive êxito. Confirmei tudo, e fechei o prompt e abrir novamente, mas não tive sucesso. E, até coloquei no path o parâmetro %JAVA_HOME%/bin como sendo o primeiro na condição, mas não deu certo. Vou pesquisar na internet vê se consigo arrumar isso quanto ao reconhecimento da execução do javac no Windows 10.

Também tive o mesmo erro no Windows 10.

Solução:

A questão é que o Path do windows 10 já possui o caminho

C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath, que é composto por atalhos para a pasta onde está instalado o Java.

Mas neste diretório não existe o atalho para o javac.exe. Assim, há duas opções:

1)Ou você cria um atalho para o javac nesta pasta javapath 2)Ou exclue esse trecho "C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath" da variável PATH do Windows, já que você já adicionou o diretório do Java ao final do PATH quando realizou o exercício da Alura.

Francisco, vou tentar criar o atalho mais tarde. Pois, excluir a denominação do diretório C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath da variável da variável path, e mesmo reiniciando a máquina, o problema persiste. A noite quando chegar do trabalho tento verificar essa questão do atalho.

Obrigado.

Isso mesmo, tem esse detalhe que o Francisco disse mesmo, tinha me esquecido. Coloca aí se conseguiu e qual foi o procedimento Leandro, para que outras pessoas com o mesmo problema consigam uma solução :)

estou com o mesmo problema o prompt não reconhece quando digito javac -version não estou achando a pasta onde posso colar o atalho e excluir a denominação no path não deu certo também...

atualizando... conseguir localizar a pasta (estava oculta é claro...), porém o prompt ainda não reconhece.

Pasta oculta? O que vc está fazendo exatamente?

solução!

Galera, boa tarde!! Na última sexta-feira (06/05) resolvi o problema. Exclui do path o diretório oculto: C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath, e instalei novamente a JDK versão 1.8_091 no C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_91 e na variável de ambiente JAVA_HOME ajustei o endereço para C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_91 e na variável classpath definir como o diretório %JAVA_HOME%\lib e na variável path %JAVA_HOME%\bin, e agora no cmd reconhece a versão certinha do Java quando executo os comandos: java -version e javac -version. Antes, não funcionava porque estava a variável JAVA_HOME estava apontando para o outro diretório que tenho da pasta Java: C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.8.0_91. Eu acredito que esse "espaço "+ x86 no nome da pasta Program Files atrapalham no reconhecimento na definição da variável de ambiente. Tente aí!!! E, qualquer coisa estou à disposição. Lembro que meu Windows é o Windows 10.

Leandro, vou marcar sua resposta como solução pra outros alunos com dúvidas similares saberem como você resolveu seu problema, ok?

Bons estudos!

Yan, OK. Obrigado.