Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Duvida no endereço do servidor

Bom dia professor tudo bem? Em primeiro lugar queria agradecer a suas aulas, são muito boas e com um conteudo muito eficiente, e explica muito bem também, eu só fiquei com uma duvida, quando passa o caminho para mandar os dados(sicronizar) você usa o endereço assim.

localhost:8080/api/aluno

Algo mais ou menos assim certo? Aqui vem minha duvida, esse endereço de memoria tem a parte api/aluno, da onde que vem? Aonde você configurou esse api/aluno?

A parte do api seria uma configuração externa no Spring bot? porque vi que você tem um sisteminha de exemplo que levanta um servidor com o Spring bot,

Se no meu por exemplo tivesse um sistema de pedido com o servidor tomCat, levantaria o servidor, acessando o localhost:8080/pedido

Aqui seria o meu endereço, como que eu sicronizo o meu pedido para fazer a sicronização igual você fez? TEm alguma outra configuração ou seria só as partes mesmo que vocÊ abordou na video aula?

Um grande abraço

8 respostas
solução!

Oi Michel, blz?

Muito obrigado pelo feedback! Agora vamos a sua dúvida.

Primeiro eu queria entender melhor o que você quer, pois vi que foi muita informação de uma vez e não consegui compreender o que precisa exatamente.

O que eu fiz foi uma implementação de API REST usando o Spring Boot. Nela somos capazes de configurar rotas do servidor para que devolvam JSON que representam os recursos disponíveis, como foi o caso do aluno na que desenvolvi.

Caso você tenha interesse em aprender sobre como montar essas APIs, temos um curso aqui na Alura mostrando como funciona usando o JAX-RS e Jersey.

Se preferir em Spring Boot, eu tenho um material que mantenho, mas ele está escrito em Kotlin, segue os links:

https://medium.com/collabcode/implementando-uma-crud-api-no-spring-boot-com-kotlin-parte-1-c6e281d0f8f8

https://medium.com/collabcode/implementando-uma-crud-api-no-spring-boot-com-kotlin-parte-2-3346312dc956

https://medium.com/collabcode/boas-pr%C3%A1ticas-para-a-implementa%C3%A7%C3%A3o-de-apis-no-spring-boot-com-kotlin-6e77aac110da

Se a sua dúvida não for isso, me dê mais detalhes do que você pretende fazer que tento ver uma maneira melhor de orientá-lo.

Certo, minha dúvida seria mesmo a parte da url que o senhor passa api/aluno, se eu tivesse um servidor localhost também na porta 8080 via tomcat, seria capaz de sicronizar como o senhor fez na video aula? precisaria de alguma configuração externa do lado do meu JAVA aonde desenvolvi o servidor para poder sicronizar com um app android?

Se tivesse um outro servidor conseguiria sem nenhum problema. Claro, tudo vai depender do servidor e como ele foi configurado, é difícil generalizar, pois dependendo do ambiente pode ter as suas peculiaridades. No caso do Spring, se fizer da maneira com fiz, não vai ter problema não.

Ah sim bacana, teria algum curso que ensinaria a criar um servidor? Porque pra mim ficou um pouco vago o assunto, mais o assunto de sicronização ficou muito bom, e muito bem explicado, só sim de configuração de servidor mesmo, :(

Oi Michel, aqui na Alura temos bastante curso que ensina a criar servidores, está relacionado aos cursos de web. Para o ambiente Java, temos a carreira Desenvolvedor Java web que ensina os conceitos básicos de aplicações web em Java. Em seguida, você pode dar uma olhada nos cursos de spring que estão dentro da carreira de dev Spring. Lembrando que esses cursos vão te dar uma boa base, para fazer do mesmo jeito que fiz vai exigir pesquisa e também tem algumas partes nos artigos que mandei. Realmente é bastante conteúdo.

Opa bom professor? Obrigado pela resposta.

Já trabalho com java aqui em uma empresa, tenho uma aplicação em JSF, mais que usa muito pouco o webservice, praticamente que usa para buscar CEP usando.

Então tenho um conhecimento muito baixo de web service :( Teria alguma escala de curso de JSF, que você me passaria para seguir?

Do principio até o avançado? Desde já muito obrigado

Opa Michel, blz?

Desculpa a demora, eu estava doente, por isso não respondi antes.

Não conheço muito sobre JSF, portanto, não consigo te orientar :/

Atualmente o JSF está cada vez menos usado, a galera está usando mais o Spring para soluções de aplicações web.

[]s

Opa grande professor, que isso foi nada...

O senhor melhorou? Se não melhoras ai, um grande abraço então, vou especializar em webService e depois partir pro Spring.

Bom final de semana '-'

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software