1
resposta

Duvida no desenvolvimento de BD

Olá, Estou para desenvolver um BD. A minha idéia é que qualquer ação do usuario do sistema fica registrado em um Log e todas as principais ações ( excluir, incluir e alterar ) eu tenho acesso como ( usuario X , excluiu, produto X, Cod Y, horario 15h )Então quando o usuario logar no sistema , o nome dele ja ficaria na tela e ativo e qualquer ação seria armazenada nesta "tabela" . Eu estou com duvida de como fazer isso. Trigger? Como seria a parte de relacionamento de tabelas? Há um caminho mais facil?

1 resposta

Oi Fabio tudo bem?

Se por usuário do sistema você quer dizer usuário do banco de dados então use o log do banco de dados https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/logs/the-transaction-log-sql-server?view=sql-server-2017

Mas se por usuário você quer dizer usuário da aplicação (site ou programa) você tem que fazer na sua aplicação toda vez que ele interagir com a aplicação suba um insert em uma tabela chamada log contendo nome do usuário, ação realizada e data-hora. Não tem relação com nenhuma tabela, só armazena informações.

Triggers deixam o banco de dados pesado por colocar um ou mais listeners no banco de dados e só devem ser usadas em último caso.

Espero ter ajudado!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software