Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Dúvida no conceito do stash e quando usá-lo

Sou cientista de dados e estou fazendo a transição de carreira para MLOps. Iniciei os estudos com o git e já estou usando ele para salvar projetos e estudos pessoais.

Com relação ao git stash, fiquei na dúvida sobre por que usar ele.

Em minha utilização do git, estou replicando o que entendi como boa prática. No caso, quando vou adicionar um complemento ao projeto, crio uma nova branch e trabalho nela. Caso eu precise parar para resolver outro assunto: Paro, crio uma nova branch sobre esse novo assunto e trabalho nela.

Nesse caso, cada branch irá gerar uma PR própria.

Considerando este meu contexto, entendo que ao** parar uma tarefa em uma branch para ir a outra, eu poderia dar um git stash para salver o progresso do trabalho**. Porém, eu poderia só parar, ir para a outra branch e voltar depois, pois ao voltar o trabalho estaria ali.

Em síntese, estou com dificuldade de entender o ganho que terei em usar o git stash.

Aguém poderia me orientar, por favor? Aceito dicas de boas práticas sobre o método de trabalho que descrevi. Estou iniciando em tech, então qualquer informação é de valor para mim.

Abs

1 resposta

Boa tarde, Fabio! Tudo bom?

Entendo sua dúvida sobre o uso do git stash e fico feliz em poder ajudar.

O git stash é uma ferramenta bastante útil em situações específicas, especialmente quando você precisa mudar rapidamente de contexto sem querer fazer um commit das alterações que ainda não estão prontas.

Pelo que você descreveu, você já tem um bom fluxo de trabalho ao criar branches para diferentes tarefas. Isso é uma excelente prática! No entanto, o git stash pode ser útil em situações onde você está no meio de uma tarefa em uma branch e precisa, por exemplo, mudar rapidamente para a branch principal para corrigir um bug urgente.

Aqui está um exemplo prático: imagine que você está desenvolvendo uma nova funcionalidade em uma branch e recebe uma notificação de um bug crítico que precisa ser corrigido imediatamente na branch principal. Você pode usar git stash para guardar suas alterações não finalizadas, mudar para a branch principal, corrigir o bug, e depois voltar para sua branch de desenvolvimento e aplicar as alterações armazenadas com git stash pop.

O benefício do git stash é que ele mantém seu histórico de commits limpo, evitando commits parciais que podem não fazer sentido fora de contexto. Isso é especialmente importante em projetos colaborativos, onde um histórico de commits bem organizado facilita a revisão de código e o entendimento do progresso do projeto.

Espero que essa explicação tenha esclarecido um pouco mais sobre o uso do git stash e como ele pode ser integrado ao seu fluxo de trabalho.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado