Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Dúvida no Charset durante a Compilação

Estou utilizando o Code:Blocks para compilar os códigos em C durante as aulas, mas não consigo alterar o charset para UTF-8 ! Já fui nas configurações Editor...> e alterei o encoding when open para UTF-8 mas não alterou em nada ao executar o código no prompt. Como resolver isso?

7 respostas

Oi Matheus,

Puxa, aí precisa conhecer mais do CodeBlocks. Não o conheço! :/

Um abraço!

Mas Maurício, pelo que entendi, ele é apenas um "intermediário" entre o seu código e o GCC.

Porque ele instala o GCC e você o seleciona como compilador na instalação do Code:Blocks, é como se ao invés de dar aqueles comandos via prompt para que o programa seja compilado, eu clicasse apenas em um botão dentro do Code:Blocks e ele o fizesse, entende?

Só por curiosidade, quem usa windows e compila pelo GCC via prompt, consegue usar acentos normalmente e o programa .exe os lê? Nos seus vídeos você usou o Mac, e o procedimento de selecionar UTF-8 pareceu ser padrão.

No mais, obrigado pela resposta, professor. Suas aulas são ótimas. Grato pela atenção!

Oi Matheus,

É uma IDE, sim! E deveria ter alguma configuração do encoding do arquivo. Mas como não uso Windows, não sei dizer bem!

Tente fazer uma vez direto pelo terminal, como eu mostro no vídeo. E veja se funciona. Se sim, aí o segredo será descobrir como fazer a sua IDE funcionar!

Funciona sim, mas eu tenho um problema em usar o prompt. Após eu atualizar para o windows 10, minha pasta de usuário Matheus foi duplicada pelo sistema, e existem User\Matheus e Users\Mathe agora. O problema é que o prompt abre direto em C:\Users\Mathe, ao invés de C:\Users\Matheus.

Tem como resolver isso? Alterando o caminho padrão, talvez? Se sim, gostaria de saber como, é horrível ter tal pasta duplicada, atrapalha em N coisas além de programar em C.

Novamente, grato pela atenção!

Ixi, boa pergunta, Matheus. Não sou usuário de Windows! :/

Mas acho que vc pode criar um novo usuário, "MatheusOliveira" ou algo assim, e aí, foge do problema! :)

solução!

Matheus Oliveira, Caso você queira alterar o diretório onde o prompt inicia basta clicar com o botão direito sobre ele e selecionar propriedades. No campo onde tem Iniciar em: você pode alterar colocando por exemplo: c:\, d:\Dropbox\Codigos\c ou qualquer outro caminho que você desejar. Assim o prompt já abre na pasta desejada.

Só lembre que no direito utilizando você tem que ter permissão de acesso e escrita.

Abraços.

Ricardo, mesmo não tirando minha dúvida inicial sobre o charset, ajudou bastante! Obrigado =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software