1
resposta

[Dúvida] No caso de um DF com simétricos, necessita usar a técnica de converter os valores para log?

Em paralelo ao curso, fui fazendo alguns testes com outro DF, porém tive um problema, onde consiste em que fui aplicar os conceitos do teste mais formal usando o statsmodels. Onde após realizar os testes com os valores normais e convertidos em log, ambos os modelos não passaram tanto no teste do Prob(f) tanto no do |t|. Aí fiquei confuso se fiz um teste desnecessário porque os dados eram simétricos inicialmente (sem usar a técnica de converter em log) ou tem de fato um problema com meu modelo.

1 resposta

Oi, Ranier. Como você está?

Como seus dados já eram simétricos inicialmente, a aplicação da transformação logarítmica pode não ser necessária e pode até mesmo distorcer a interpretação dos resultados. Afinal, a transformação para o logaritmo é comumente utilizada para lidar com assimetrias nos dados, tornando a distribuição mais simétrica e facilitando a interpretação em certos casos.

Porém, o fato de seus modelos não terem passado nos testes de significância pode indicar diversas questões, desde a inadequação do modelo escolhido até a presença de variáveis omitidas importantes. É importante revisar cuidadosamente o processo de construção do modelo, considerando a escolha das variáveis explicativas, a forma como os dados foram divididos e outras etapas relevantes.

Experimentar diferentes especificações de modelo pode ser uma abordagem útil. Isso pode incluir a inclusão ou exclusão de variáveis, além de testar diferentes transformações das variáveis. O objetivo é encontrar um modelo que se ajuste bem aos seus dados e que também faça sentido do ponto de vista teórico.

Recomendo revisitar o processo de construção do modelo, considerando se a transformação para o logaritmo é realmente necessária e explorando alternativas para melhorar a significância do seu modelo.

Espero ter ajudado, Ranier.

Forte abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software