1
resposta

[Dúvida] Next.js ou Vite.js no React?

Tava dando uma pesquisada na documentação do React e vi que eles recomendam bastante o Next. Eu comecei a trabalhar/estudar recentemente com o React e fiquei um pouco perdido sobre essas questões do Next e o Vite.

Preciso/Estou desenvolvendo um sistema de multiatendimento. Gosto do Vite, mas precisarei migrar para o Next? se sim, por quais motivos?

1 resposta

Olá, Matheus! Tudo bem?

Para escolher entre Vite e Next.js, vamos entender um pouco das diferenças e como cada um pode te ajudar no desenvolvimento do seu sistema.

O Vite é uma ferramenta de build focada em velocidade, o que facilita bastante para projetos que precisam de uma boa performance no desenvolvimento e em aplicações SPA (Single Page Applications). É leve e rápido para começar, mas não oferece, por exemplo, funcionalidades de renderização do lado do servidor (SSR) e geração de páginas estáticas automaticamente.

Já o Next.js, além de também ter uma ótima performance, é mais completo para aplicações que precisam de SSR, rotas automáticas, otimizações de SEO e renderização híbrida (mix de SSR e SSG - Static Site Generation), o que pode ser interessante em sistemas que exigem rapidez no carregamento de dados dinâmicos.

Se o seu sistema de multiatendimento tem muitas páginas, depende de SEO ou precisa carregar dados dinâmicos rapidamente, o Next.js pode ser uma excelente opção. Agora, se está tudo rodando bem com o Vite e não há essa necessidade de SSR ou SSG, você pode continuar com ele sem problemas.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado