Se eu acho que tenho uma má reputação em uma àrea, e quero re-fazer ela, re-cria-lá, como eu posso fazer isso? Se eu sinto como se eu já tivesse sido "marcado" como incompetente?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Se eu acho que tenho uma má reputação em uma àrea, e quero re-fazer ela, re-cria-lá, como eu posso fazer isso? Se eu sinto como se eu já tivesse sido "marcado" como incompetente?
Oi Tadeu!
Entendo a sua preocupação e é realmente desafiador lidar com uma má reputação em uma área. Aqui estão algumas sugestões que podem te ajudar a reconstruir sua reputação e criar um "networking reverso":
Autoconhecimento e Melhoria Contínua: Antes de tentar mudar a percepção dos outros, é importante que você esteja ciente das áreas em que precisa melhorar. Busque feedback construtivo e trabalhe para desenvolver suas habilidades. Isso pode ser feito através de cursos, leituras e práticas constantes.
Transparência e Honestidade: Seja honesto sobre seus erros passados e mostre que você está comprometido em melhorar. A transparência pode ajudar a reconstruir a confiança.
Pequenas Vitórias: Comece com projetos menores onde você possa demonstrar sua competência. À medida que você for mostrando bons resultados, as pessoas começarão a mudar a percepção sobre você.
Networking Positivo: Construa novas conexões com pessoas que não têm preconceitos sobre seu passado. Participe de eventos, workshops e grupos de interesse. Mostre seu valor através de interações positivas e colaborações.
Mentoria: Encontre um mentor que possa te guiar e oferecer conselhos valiosos. Um mentor respeitado na área pode ajudar a validar suas habilidades e melhorar sua reputação.
Compartilhamento de Conhecimento: Compartilhe seu conhecimento e aprendizados com a comunidade. Escreva artigos, participe de fóruns, dê palestras. Isso ajuda a mostrar que você está atualizado e comprometido com a área.
Feedback Contínuo: Continue buscando feedback e esteja aberto a críticas construtivas. Isso mostra que você está disposto a aprender e melhorar continuamente..
Bons estudos!