1
resposta

[Dúvida] netstat?

paramim nao esta funcionando esse comando de apareco ip da alura ou de qualquer outro.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Levi!

Pelo que entendi, você está tentando utilizar o comando netstat para visualizar as conexões ativas na sua máquina, incluindo a conexão com o site da Alura ou outros sites, mas não está conseguindo ver o IP desejado.

Na imagem que você compartilhou, é possível ver que o comando netstat foi executado com sucesso, mas a lista que está sendo exibida mostra apenas as conexões locais (endereços começando com 192.168, que são típicos de redes internas) e conexões UNIX, que são interprocessos no sistema operacional.

Para visualizar as conexões externas, como as que você faria para o site da Alura, você pode tentar executar o comando netstat com algumas opções adicionais, como -tunap. Essas opções vão listar todas as conexões TCP e UDP, sem resolver nomes de domínio (para mostrar os IPs), e mostrarão quais programas estão fazendo essas conexões.

Aqui está um exemplo de como você pode usar o comando:

netstat -tunap

Se você estiver procurando especificamente por conexões com o site da Alura, você pode usar o comando grep para filtrar os resultados. Por exemplo:

netstat -tunap | grep alura.com.br

No entanto, como o netstat não resolve nomes de domínio com a opção -n, você pode não ver o nome "alura.com.br" nos resultados. Em vez disso, você verá o endereço IP correspondente. Se você sabe o IP do site da Alura, você pode substituir "alura.com.br" pelo IP correspondente no comando grep.

Se mesmo assim você não conseguir ver as conexões que está esperando, pode ser que a conexão com o site da Alura já tenha sido encerrada e, portanto, não apareça na lista do netstat.

Lembre-se de que o netstat mostra o estado das conexões no momento em que o comando é executado. Se você quiser ver a conexão sendo estabelecida, você precisará executar o netstat logo após iniciar uma conexão com o site (por exemplo, logo após usar o comando curl para acessar o site da Alura).

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software