Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Necessidade de declarar variáveis de imagens e sons.

Bom dia amigos, tudo bem?

Uma coisa que observei durante o exercício é que, não é realmente necessário declaras as variáveis de sons e imagens. Alguem observou isso? Acredito que o professor quis deixar mais didático fazendo desse jeito.

Como mostra na imagem abaixo mesmo com as variáveis comentadas o jogo funciona normalmente.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Opa boa noite!!! Sou iniciante e nem percebi isso, mas aí, EU ACHO que na verdade precisa ser declarado, mas como a gente está programando nessa plataforma online aí ela já dá uma mastigada pra gente. Talvez quando formos usar programas tipo VisualCode tenha que declarar pra dar certo. Não tenho certeza do que estou dizendo, só é uma possibilidade que pensei aqui também.

solução!

Oi, Antonio! Oi, Gabriel! Tudo bem com vocês?

Agradeço por esperar um retorno nosso!

Podemos fazer a declaração de variáveis sem usar let ou var, porém, usar essa abordagem pode causar algumas alterações futuras em nosso programa, pois quando declaramos a variável sem usar palavras-chaves como let/var, essa variável se tornará global, ou seja poderemos acessá-la e modificá-la em qualquer parte do código.

Para entender melhor o conceito de uma variável global, imagine que cada um de vocês tenha feito um bolo delicioso de cenoura com calda de chocolate e o guardou na geladeira das suas respectivas casas. No outro dia, ao abrir a geladeira para pegar o bolo para tomar café, ele não estava mais lá, outra pessoa já havia se deliciado com ele. É assim que acontece com as variáveis globais, qualquer pessoa tem acesso a elas. E isso pode ser prejudicial ao nosso código, pois abre margens para erros desconhecidos e modificações não permitidas.

Sendo assim, por mais que o JavaScript aceite variáveis não declaradas, é uma boa prática da programação declará-las.

Caso queiram aprofundar no assunto de boas práticas com variáveis, convido vocês a fazerem o curso de JavaScript: explorando a linguagem, onde vocês vão aprender além de boas práticas, outros tipos de declaração, controle de fluxo, condicionais, laços de repetição e muito mais:

Espero ter ajudado.

Bons estudos e a gente se vê!