Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

dúvida: necessário ou boa prática?

ok, boas práticas são necessárias haha mas é só pra ser um título chamativo :p no código da solução do instrutor, ele colocou dentro de cada função (tanto da desenhaQuadrado quanto da desenhaTexto) a declaração das variáveis tela e pincel

var tela = document.querySelector('canvas');
        var pincel = tela.getContext('2d');

antes de ver a solução eu tinha declarado estas variáveis antes das funções (fora delas) e então criado as funções.. minha dúvida é se devo sempre declarar dentro da função e nunca deixar nada no script antes das funções ou se é uma questão de preferência. num primeiro momento me parece retrabalho, porque são duas linhas de código que estarão repetidas em dois momentos distintos, mas eu bem sei que nada sei hahaha logo, posso estar errado e pode ser que o instrutor faça assim para evitar problemas futuros com os quais ainda não me deparei.

1 resposta
solução!

Fala, Caique! Tudo bem contigo?

Desculpe a demora em dar um retorno!

Pelo jeito você pegou o jeito rs

Todo código que repete nós temos que se perguntar se é possível isolarmos em uma variável ou Classe (Classe você verá mais a frente) através de um método ou função.

Neste caso, como ele se repete, podemos lançar em uma variável global para que todos métodos ou funções tenham acesso.

No exercício, pode ser que o professor tenha isolado em cada função para que ele só exista ali dentro e não fora. Isso dá mais segurança sim, porém, neste cenário não veríamos essa diferença em ser global ou local

Espero ter ajudado e parabéns pela observação ;-)

Um abraço e bons estudos