Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Navegação social e navegação contextual

Esses dois conceitos pareceram similares demais na aula... não consegui diferenciar muito bem. Existem situações em que a navegação pode ser social e contextual e situações em que não podem? Só consigo imaginar situações em que são exatamente a mesma coisa.

1 resposta
solução!

Olá, Kauã! Tudo bem?

Realmente, os conceitos podem parecer similares à primeira vista, mas existem diferenças entre eles sobre as quais podemos refletir juntos.

A navegação social está relacionada ao valor de um conteúdo para outras pessoas. Por exemplo, quando você acessa um site de compras e vê uma seção de "Mais Vendidos" ou "Mais Acessados", com as avaliações das pessoas, isso é um exemplo de navegação social. Essa forma de navegação se baseia no comportamento de outros usuários para indicar o valor de um conteúdo.

Já a navegação contextual ocorre quando as informações não podem ser encaixadas na estrutura de navegação global ou local. Ela é usada para direcionar usuários e usuárias a páginas relacionadas, apoiando o aprendizado associativo. Por exemplo, quando você está navegando por um site de compras e escolhe uma blusa, logo abaixo podem aparecer sugestões como "Complete o look" ou "Você também pode se interessar por estes produtos". Essas sugestões estão relacionadas ao contexto do produto que você está considerando.

Em relação à sua pergunta sobre situações em que a navegação pode ser social e contextual e situações em que não podem, é importante destacar que esses dois tipos de navegação podem coexistir em um ambiente digital. Por exemplo, em um site de compras, é comum encontrar tanto a navegação social, com as avaliações e recomendações de outros usuários, quanto a navegação contextual, com sugestões de produtos relacionados.

No entanto, é importante ressaltar que nem todas as situações exigem a utilização desses tipos de navegação. Cada projeto e contexto é único, e é necessário avaliar se a navegação social e/ou contextual são adequadas e trazem benefícios para a experiência do usuário. Por exemplo, em um site institucional, a navegação social pode não ser relevante, enquanto a navegação contextual pode ser útil para direcionar as usuárias a páginas relacionadas.

Espero ter esclarecido um pouco mais esses conceitos para você, Kauã! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer.

Espero ter ajudado e até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software