Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Não sei sobre a minha evolução

olá boa noite!

Então, eu estudo para a área de dados sou iniciante ainda no assunto. Mas sinto uma regressão de vez em quando por conta de não conseguir fazer umas questões do curso...

por exemplo, estava fazendo questões de funções em "python para dados" e me deparei com uma questão muito difícil de aplicar a lógica. Eram comandos de funções que eu domino, mas teve algumas coisas que eu acabei esquecendo nessas questões como split(), repleace() e até como identificar se uma lista começa vázia ou se tivesse uma variável que começaria com valor nulo.

Eu sei que a alura tem muitas questões sobre lógica em python e para dados, mas teria outras plataformas para me indicar a fim de criar novos hábitos e descobrir novas funcionalidades do python? seria de grande ajuda.

1 resposta

Olá, Guilherme! Tudo bem?

Entendo como pode ser frustrante sentir que está regredindo, mas saiba que isso é uma parte normal do processo de aprendizado.

Às vezes, nos deparamos com desafios que nos fazem questionar nosso progresso, mas são justamente esses desafios que nos ajudam a crescer. Para complementar seus estudos e explorar novas funcionalidades do Python, existem algumas plataformas que podem ser muito úteis:

1. HackerRank: Oferece desafios de programação em várias linguagens, incluindo Python. É uma ótima maneira de praticar lógica e resolver problemas.

2. LeetCode: Focado em entrevistas técnicas, oferece problemas que exigem lógica e conhecimento de algoritmos. É excelente para treinar suas habilidades de programação.

3. Codewars: Apresenta desafios de programação (chamados de "katas") que variam em dificuldade. Você pode escolher desafios que se alinhem ao seu nível atual e ir progredindo.

4. Kaggle: Embora seja mais voltado para ciência de dados, Kaggle oferece kernels e competições que podem te ajudar a aplicar Python em problemas do mundo real.

5. PyBites: Oferece exercícios de Python que cobrem uma variedade de tópicos e ajudam a solidificar seu conhecimento.

Além disso, recomendo que você continue revisitando conceitos básicos sempre que sentir necessidade. Criar pequenos projetos pessoais também pode ser uma excelente maneira de aplicar o que você aprendeu e descobrir novas funcionalidades.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado