Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Não funcionou

Realizei a atividade, e gerei esse resultado:

alert ('Boas Vindas ao noso site!');
let nome = Lua;
let idade = 25;
let numeroDeVendas = 25;
let saldoDisponivel = 1000;
alert('Erro! Preencha todos os campos.');
let mensagemDeErro = 'Erro! Preencha todos os campos';
alert (mensagemDeErro);
nome = prompt ('Escreva seu nome: ');
idade = prompt ('Escreva sua idade: ');
if (idade >= 18);
alert ('Pode tirar a habilitação');

Entrei no site e funcionou as boas vindas, mas após eu clicar em Ok, apenas não aparecia nada mais além do próprio papel de parede do site...

Fui analisar a resposta de outros aqui no fórum, então fiz algumas mudanças que acreditei estarem erradas no meu código e ficou como na imagem: *Porém, ao acessar o site a situação persistiu, tentei outras opções, que encontrei aqui, no código também mas persistiu. Eu queria entender por quê?

3 respostas
solução!

Oi Paula, tudo bem? 😊

Analisando seu código, percebi alguns pontos que podem estar causando o problema.

Primeiro, a variável nome foi declarada com o valor Lua, que não está entre aspas, o que causaria um erro. 🤔

Segundo, você usou um ponto e vírgula após a condição do if, o que faz com que o bloco de código dentro dele seja executado sempre, independente da condição.

Terceiro, o prompt retorna um valor do tipo string, então você precisa converter a idade para número antes de comparar.

Para corrigir, você pode fazer as seguintes alterações:

alert('Boas Vindas ao nosso site!');
let nome = 'Lua';
let idade = 25;
let numeroDeVendas = 25;
alert(mensagemDeErro);
nome = prompt('Escreva seu nome: ');
idade = parseInt(prompt('Escreva sua idade: '));
if (idade >= 18) {
    alert('Pode tirar a habilitação');
}

Nesse código, corrigi a declaração da variável nome, removi o ponto e vírgula do if e usei parseInt para converter a idade para número. 👍

🎓 Para saber mais:

Espero que isso ajude! Continue praticando e explorando o mundo da programação. 💪

tux matrixCaso este post o tenha ajudado,marque-o como solucionado ☑️.Bons Estudos! 🤓

Eu gostaria de colocar um codigo para ele aparecer uma mensagem de não é possivel tirar a CNH caso não tenha a idade correta, ficou assim e não funciona.. fica eternamente aparecendo como se tivesse acertado .. q raiva kk me ajuda ae

alert('Bem-vindo ao nosso site!');
let nome = "Lua";
let idade = 25;
let numeroDeVendas = 50;
alert('Erro! Preencha todos os campos');
alert(mensagemDeErro);
let nomedapessoa = prompt('Digite o seu nome');
let idadedapessoa = prompt('Digite a sua idade');
if (idade >= 18) {
    alert('Pode tirar a habilitação!'); 
if (idade <= 18) 
    alert('Não é possivel tirar a habilitação');
}

Oi Douglas, tudo bem? 😊

Analisando seu código, percebi que você aninhou um if dentro de outro, o que não é a melhor abordagem para verificar duas condições mutuamente exclusivas. 🤔

O problema é que, se a idade for maior ou igual a 18, o primeiro if será executado, e o segundo if também será verificado, mesmo que a condição seja falsa.

Para corrigir isso, você pode usar um if...else para verificar as duas condições de forma mais eficiente. 🧐

Além disso, você está usando as variáveis idade e idadedapessoa de forma incorreta. Você deve usar a variável idadedapessoa para fazer a verificação da idade.

Veja como ficaria o código corrigido:

alert('Bem-vindo ao nosso site!');
let nome = "Lua";
let idade = 25;
let numeroDeVendas = 50;
alert('Erro! Preencha todos os campos');
alert(mensagemDeErro);
let nomedapessoa = prompt('Digite o seu nome');
let idadedapessoa = parseInt(prompt('Digite a sua idade'));
if (idadedapessoa >= 18) {
    alert('Pode tirar a habilitação!');
} else {
    alert('Não é possível tirar a habilitação');
}

Nesse código, usei o parseInt para converter a idade para número, e o if...else para verificar se a idade é maior ou igual a 18. Se for, a mensagem "Pode tirar a habilitação!" será exibida. Caso contrário, a mensagem "Não é possível tirar a habilitação" será exibida.

🎓 Para saber mais:

Espero que isso ajude você a entender melhor como usar o if...else e como corrigir seu código.

Continue praticando e explorando o mundo da programação! 💪