Olá Jean.
Tudo bem?
Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)
Entendo que você está com dúvidas sobre como o Loki funciona e as possibilidades de instalação. Vou tentar esclarecer suas dúvidas.
O Loki é um sistema de log agregado, projetado para ser altamente escalável e eficiente. Ele é usado para coletar, armazenar e visualizar logs de várias fontes em um único local. O Loki é uma ferramenta open source que foi desenvolvida pela equipe da Grafana Labs.
Quanto às possibilidades de instalação, o Loki pode ser instalado de diferentes maneiras. Uma opção é usar o Docker, como mencionado no curso. O arquivo docker-compose.yml
fornecido no pacote permite que você configure e execute o Loki usando contêineres Docker. Dessa forma, você pode ter o Loki em execução em sua máquina sem precisar instalar manualmente todas as dependências.
No entanto, também é possível instalar o Loki em uma máquina sem usar o Docker. Nesse caso, você precisará seguir as instruções de instalação específicas para o seu sistema operacional. Por exemplo, se você estiver usando Linux, pode seguir as instruções de instalação fornecidas pela Grafana Labs para instalar o Loki diretamente em sua máquina.
Quanto ao banco de dados PostgreSQL mencionado no curso, ele é usado pelo Loki para armazenar os logs coletados. O Loki usa o PostgreSQL como um backend para persistir os logs. No caso do curso, o arquivo docker-compose.yml
configura um contêiner Docker com o PostgreSQL para ser usado pelo Loki. No entanto, se você estiver instalando o Loki em sua máquina sem usar o Docker, precisará configurar manualmente um banco de dados PostgreSQL separado para o Loki.
Espero que isso tenha esclarecido suas dúvidas sobre o funcionamento e as possibilidades de instalação do Loki. Se você tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!