9
respostas

[Dúvida] Não existe tabela (????)

Olá,

Eu fui abrir o dataBase com sqlite opendatabase, conforme a instrutora Ju e o seguinte erro foi gerado...

Alguém pode me auxiliar?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

9 respostas

Olá João, tudo bem?

Nesse caso, não há necessidade de abrir o arquivo, pois há alguns caracteres que o editor de texto não consegue identificar. Seguindo os passos da instrutora (após a migration), você deve utilizar o comando CTRL + P e após isso selecionar a opção SQLite: Open Database, e então selecionar o caminho onde seu arquivo sqlite se encontra. Após isso, apenas aparecerá a opção no canto inferior esquerdo de seu Vscode:

Imagem do SQLite Explorer

Resumindo, esses "erros" que aparecem no arquivo na verdade não são erros, o editor apenas não consegue identificar os caracteres presentes no arquivo sqlite. Por conta disso, não há de fato necessidade para abrir o arquivo para conferir ou editar as tabelas, basta selecionar pelo explorer ao canto inferior esquerdo e explorar as tabelas por ali mesmo.

Espero que eu tenha conseguido te ajudar a sanar sua dúvida!

Cordialmente,

Olá Gabriel, tudo bem?

Então, eu entendi o que você colocou. O problema é que seguindo os passos da instrutora (CTRL+SHIFT+P) e escolhendo OpenDataBase + caminho do arquivo database.sqlite, essa opção no canto inferior não está aparecendo pra mim. Aparece a mensagem de falha ao abrir. E não sei como corrigir isso

Segue print da mensagem...

Entendi o problema agora João, perdão pela confusão.

Nunca passei por essa situação antes, pesquisei um pouco e acredito que esse erro ocorre porque a extensão SQLite Viewer não está encontrando a coluna "aster" na tabela (não achei muitas pessoas que conseguiram resolver esse erro ou que explicaram o motivo disso acontecer). Nesse caso, será necessário verificar se o nome da tabela está correto e se todas as colunas foram criadas corretamente durante a migração. Certifique-se também de que o arquivo de migração foi executado corretamente e também verifique se o caminho passado no config está correto. Se o problema persistir, tente recriar o banco de dados e executar a migração novamente seguindo todos os códigos.

E se mesmo recriando o banco de dados novamente o problema persistir, você pode tentar acessar os arquivos da próxima aula aqui: https://github.com/alura-cursos/3374-nodejs-express-sequelize/archive/refs/heads/aula-2.zip

Instale todas as dependências e verifique se mesmo assim o problema se repete ao selecionar o arquivo com a extensão. Se repetir, é bem provável que o problema esteja na extensão SQLiteViewer.

De toda maneira, mesmo não conseguindo resolver este problema, essa extensão apenas te auxilia a ver as tabelas de um jeito mais fácil, porém mesmo sem ela é possível concluir as aulas ou fazendo as consultas pelo terminal sem problemas.

Espero que essas dicas possam lhe ajudar a resolver o problema.

Eu vou rever as aulas e ver se encontro algo de diferente, mas eu sempre faço junto com a instrutora tudo o que ela está fazendo, para já ir praticando. O dela deu certinho e o meu não. Isso desanima, mas vamos lá...

Sinto muito que essa situação tenha acontecido com você João, mas não deixe com que isso te desanime! Ao longo de toda a jornada da tecnologia você vai encontrar problemas sem explicação, o importante e conseguir seguir em frente achando alternativas e caminhos para continuar.

Espero que você encontre o problema e consiga resolver.

Se alguém do Scubba Team puder me ajudar ou a própria instrutora Juliana Amoasei. Eu tô travado agora por não conseguir visualizar a database...

Algum instrutor da Alura por favor dá um help ai pelo amor de Dios...

Infelizmente não houve retorno de algum time de Scubbas ou instrutor, mas baixei uma ferramenta de extensão chamada de SQLTolls. Clicando no ícone que geralmente representa bancos, é só adicionar uma conexão em Add New Connecetion. Logo em seguida, abrirá uma janela para que você possa selecionar o driver(no caso é o SQLite que você já deve ter instalado para iniciar e dar seguimento ao curso conforme todas as instruções). Em seguida abrirá o Assistente de Conexão. Você deve dar um nome a conexão em Connection name e no Databasefile você colocará o nome do arquivo que estava dando problemas para rodar no VSC,que é "database.sqlite". Note que existe * nesses dois campos, indicando que eles são obrigatórios para que o Assistente de Conexão te ajude.

Após seguir esses passos, clique no botão TEST CONNECTION. O Assistente vai testar imediatamente e fique atento ao canto inferior direito, pois nele o Assistente indicará os problemas ao abrir o arquivo. Clicando nas opções que o próprio VSC vai mostrar na janelinha que abrirá no canto inferior direito, você conseguirá solucionar o problema.

Fique atento ao canto inferior ao fazer o teste para que você já possa selecionar a opção que aparecer clicando nela, no canto inferior direito mesmo. Qualquer dúvida se deu certo, continue clicando no TEST CONNECTION e selecionando os problemas indicados pelo Assistente, que ele vai resolver no VSC e quando você clicar e aparecer: Connect Sucessfully, significa que deu tudo certo! E dando tudo certo, a aba ficará conforme a imagem, com as tabelas para serem exibidas conforme a Ju fez na aula.

Para visualizar as tabelas, clique com o botão direito em pessoas e selecione Show Table Records.

Segue os prints.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Esqueci do print da Extensão. Segue qual extensão instalei para me auxiliar.