5
respostas

[Dúvida] Não exibie a opção CWAgent dentro do CloudWatch

Dentro do curso Observabilidade na AWS, após realizar todas as configurações necessárias e instalar o agente dentro dá instância conforme explicado no módulo 4, aula 03 Instalando o Agent-CloudWatch esperei um tempo para ver se a opção CWAgent dentro do CloudWatch era exibido, mas isso não aconteceu. O que pode ser?

5 respostas

Olá, Mauricio.

Tudo bem?

Aqui estão algumas verificações que podem ajudar:

1. Verifique a Instalação do Agente: Certifique-se de que o agente do CloudWatch foi instalado e está em execução na sua instância. Você pode usar o comando abaixo para verificar o status do agente:

sudo /opt/aws/amazon-cloudwatch-agent/bin/amazon-cloudwatch-agent-ctl -m ec2 -a status

Se o agente não estiver em execução, você pode iniciá-lo com:

sudo /opt/aws/amazon-cloudwatch-agent/bin/amazon-cloudwatch-agent-ctl -m ec2 -a start

2. Verifique a Configuração do Agente: Certifique-se de que o arquivo de configuração do agente está correto e foi aplicado. O arquivo de configuração geralmente está localizado em /opt/aws/amazon-cloudwatch-agent/etc/amazon-cloudwatch-agent.json. Você pode aplicar a configuração com:

sudo /opt/aws/amazon-cloudwatch-agent/bin/amazon-cloudwatch-agent-ctl -a fetch-config -m ec2 -c file:/opt/aws/amazon-cloudwatch-agent/etc/amazon-cloudwatch-agent.json -s

3. Permissões do IAM: Verifique se a instância EC2 tem a política de IAM correta associada, permitindo que o agente do CloudWatch envie métricas. A política deve incluir permissões para cloudwatch:PutMetricData, logs:CreateLogGroup, logs:CreateLogStream e logs:PutLogEvents.

4. Espere um Pouco Mais: Às vezes, pode levar mais de 5 minutos para que as métricas apareçam no CloudWatch. Espere um pouco mais e tente novamente.

5. Verifique os Logs do Agente: Verifique os logs do agente para qualquer erro que possa estar impedindo o envio de métricas. Os logs geralmente estão localizados em /opt/aws/amazon-cloudwatch-agent/logs/amazon-cloudwatch-agent.log.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema. Bons estudos!

Oi Renan, obrigado pela ajuda mas ainda não consegui.

Eu fiz todos os procedimentos. Inclusive verifiquei as configurações do IAM. Notei que a policy selecionada na aula, não possui as permissões que você descreve, ou seja, a policy que possui as permissões seria a CloudWatchAgentAdminPolicy e não CloudWatchAgentServerPolicy.

Eu acho que o problema está no agente.

Quando rodo o comando para verificar o status do agente, me exibe essa informação

{
  "status": "stopped",
  "starttime": "",
  "configstatus": "configured",
  "version": "1.300041.1"
}

Executei o comando para configurar o agente. "Apenas uma correção, o arquivo não é um json mas sim um yaml".

Rodando para executar o agente, apenas exibi a mensagem abaixo, mas o status continua stopped.

****** processing amazon-cloudwatch-agent ******

Renan, voltei!!

Eu acabei dando uma fuçada aqui e fiz o seguinte. Depois de configurar o agente eu rodei o comando abaixo para aplicar as configurações.

sudo /opt/aws/amazon-cloudwatch-agent/bin/amazon-cloudwatch-agent-ctl -m ec2 -a fetch-config

Em seguida rodei o comando de start que você colocou no primeiro post. E agora temos o agente rodando.

{
  "status": "running",
  "starttime": "2024-07-31T03:34:31+00:00",
  "configstatus": "configured",
  "version": "1.300041.1"
}

Vamos ver se aparece a opção no cloud agora. Vou esperar um tempo para isso.

Opa, Mauricio.

Boa!

Qualquer novidade manda aqui. Isso pode ajudar outros estudantes que estiverem com esse mesmo problema.

Oi Renan , só para confirmar que deu tudo certo.

Obrigado pela ajuda.