Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvida nao exatamente relacionada ao conteudo do curso

Boa tarde, estou querendo desenvolver uma aplicação no Excel nao necessariamente relacionada ao exercicio do curso, e queria saber pelo menos se ela é possível. Recebo dados de uma fonte externa via RTD (cotações de preço de derivativos para ser mais específico), e essas cotações se atualizam automaticamente a cada segundo na célula em tempo real. Existe alguma formula ou seria possivel desenvolver uma para que o Excel fizesse a leitura do valor nessa célula, comparasse com uma lista em uma outra planilha (uma range de preços em que esses derivativos flutuam, uma especie de régua indo do topo em R$5.000,00 a R$2.00,00 por exemplo) e destacasse em amarelo o mesmo valor nessa lista e seguisse automaticamente conforme ele se movimenta pra cima e para baixo na variação de valor durante o dia? Praticamente atuando como um software monitorando a movimentação desse preço? É uma dúvida muito especifica e nao sei se me fiz claro o suficiente, mas é que eu já quebrei a cabeça assistindo toda a formação, buscando no Google e em fóruns de Excel no entanto nao cheguei a nenhum resultado. Se alguém pudesse me ajudar ficaria imensamente grato.

2 respostas
solução!

Jackson, boa noite.

Possível é, porém como um heavy user de excel, te adianto que "desenvolver aplicações em excel" é uma ideia ruim, geralmente quando fica complexo demais vai te dar mais dor de cabeça do que benefício. Mas sua pergunta não foi se vale a pena né? E eu venho tendo "ideias ruins" de fazer "aplicações em excel" minha vida inteira (conselho de tio: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço). Me dão boas dores de cabeça, mas também ajudam a resolver os problemas do dia a dia...

Quanto à sua questão:

  • Sua fonte externa te entrega os dados onde? Em um excel? Se sim, você consegue buscar esses valores via PROCV se tiver uma chave/index (se fosse bolsa, você poderia usar o ticker da ação, por exemplo)
  • Se não vem em excel, você precisa transportar esses dados para seu excel, se for algo web você poderia fazer uma macro que acaba intervalo de x segundos busque na internet (e só isso já é um dor de cabeça e vai exigir pesquisas específicas de como baixar dados da internet por VBA).
  • Validar se o valor está dentro de uma faixa é simples, basta você ter essa faixa de referência e buscá-la em algum lugar. Ex: Se os valores mínimos e máximos são fixos para qualquer derivativo, só deixa-los em algum lugar. Caso sejam de acordo com o derivativo, você vai precisar ter uma tabela adicional no exceo com a faixa de valor e usar PROCV para trazer esse mínimo e máximo.
  • Quer adicionar cores? Basta usar formatação condicional, entre os diversos tipos existe uma regra que você definir se o valor é maior/menor/igual/entre outros valores, nesse caso basta comparar o valor do derivativo com o que você trouxe por PROCV da sua faixa.

Acho que o maior desafio é conectar no excel esse seu sistema que atualiza a cada segundo para o excel, depois que os dados chegam ficam mais fácil.

Abs!

Muito obrigado mesmo pela resposta amigo, eu estou mais perdido que cego em tiroteio tentando achar as informações sozinho, é muito difícil.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software