Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Não estou conseguindo instalar o Ubuntu

Estou tento problema na instalação do Ubuntu, realizo todos os passos ensinados nas aulas, porém ele finaliza e não aparece a mensagem para reiniciar e mesmo que eu reinicie o computador, quando abro pela máquina virtual, ela pede para instalar novamente. Já estou tentando a alguns dias e não consegui achar nenhuma solução.

2 respostas
solução!

Olá, Leandro!

Vou tentar te ajudar com algumas dicas que podem resolver o problema.

1. Verifique o Arquivo ISO: Certifique-se de que o arquivo ISO do Ubuntu que você baixou não está corrompido. Você pode tentar baixá-lo novamente do site oficial do Ubuntu.

2. Configuração da Máquina Virtual: Ao configurar a máquina virtual no VirtualBox, assegure-se de que você está alocando memória RAM e espaço em disco suficientes para o Ubuntu. Recomendo pelo menos 2 GB de RAM e 20 GB de espaço em disco.

3. Configuração do Boot: No VirtualBox, ao criar a máquina virtual, verifique se o arquivo ISO do Ubuntu está corretamente configurado como a unidade de boot. Para fazer isso, vá até as configurações da máquina virtual, clique em "Armazenamento" e certifique-se de que o arquivo ISO está montado no drive óptico.

4. Instalação Completa: Durante o processo de instalação, certifique-se de que está selecionando a opção de instalação completa e que todas as etapas estão sendo seguidas até o final. Se a instalação não estiver sendo concluída corretamente, pode ser necessário ajustar as configurações ou tentar reinstalar.

5. Logs de Erro: Se o problema persistir, tente verificar os logs de erro do VirtualBox. Eles podem fornecer pistas sobre o que está impedindo a instalação.

Lembrando que você também pode usar o WSL (Windows Subsystem for Linux) para realizar esse curso (é bem mais rápido e simples): https://www.alura.com.br/artigos/wsl-executar-programas-comandos-linux-no-windows

Bons estudos!

Olá Lucas Muito obrigado pelas dicas, infelizmente não consegui resolver a instalação do Ubuntu, então vou usar sua dica do WSL.

Muito obrigado pela ajuda.