Estou com muita dificuldade de entender ponteiros durante as aulas, estou confusa... Preciso de uma definição mais detalhada
Estou com muita dificuldade de entender ponteiros durante as aulas, estou confusa... Preciso de uma definição mais detalhada
Oii, Ingrid, tudo bem?
Aprender sobre ponteiros pode ser difícil mesmo. Vamos com calma!
O que são Ponteiros?
Um ponteiro é uma variável que armazena o endereço de memória de outra variável. Em outras palavras, em vez de armazenar um valor diretamente, ele armazena a localização onde o valor está guardado.
Como declarar e usar um ponteiro?
Para declarar um ponteiro, você usa o símbolo *
antes do nome da variável. Por exemplo:
int* ponteiroParaInteiro;
char* ponteiroParaChar;
Atribuindo um endereço a um ponteiro
Para atribuir um endereço a um ponteiro, você usa o operador &
(endereço de). Assim:
int numero = 10;
int* ponteiroParaNumero = №
Aqui, ponteiroParaNumero
agora contém o endereço de memória da variável numero
.
Acessando o valor armazenado no endereço apontado pelo ponteiro
Para acessar o valor armazenado no endereço apontado pelo ponteiro, você usa o operador *
(desreferência). Por exemplo:
printf("Valor de numero: %d\n", *ponteiroParaNumero);
Isso imprimirá 10
, que é o valor armazenado na variável numero
.
Exemplo prático com funções
Vamos aplicar isso em uma função. Suponha que você queira escrever uma função que troca os valores de duas variáveis:
void trocar(int* a, int* b) {
int temp = *a;
*a = *b;
*b = temp;
}
int main() {
int x = 5;
int y = 10;
printf("Antes da troca: x = %d, y = %d\n", x, y);
trocar(&x, &y);
printf("Depois da troca: x = %d, y = %d\n", x, y);
return 0;
}
Ali, a função trocar
recebe dois ponteiros a
e b
. Ela usa esses ponteiros para acessar e trocar os valores das variáveis x
e y
diretamente, sem fazer cópias.
Se outra dúvida surgir, estamos disponíveis.
Abraços!