Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Não estou conseguindo acessar a pasta dowloads pela VM.

Não consigo acessar a pasta downloads através da VM nem pelo CMD do Windows (já conectado via ssh) Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadetambém tentei compartilhar a pasta Downloads através do compartilhamento de pastas mas não funcionou, como faço pra acessar a pasta ? Sem isso não consigo continuar com o curso.

3 respostas

Oii, Irlan, tudo bem?

A aula que você está querendo seguir é esta? Pergunto isso pra poder te dar uma resposta mais assertiva.

Você pode me falar o passo a passo como foi feito por você, por favor? Assim consigo te dar um norte melhor.

Abraços!

Fico no aguardo e à disposição

Olá Maria tudo bem, a aula seria da parte 1 do curso de Shell scripting. https://https://cursos.alura.com.br/course/shellscripting em especifico a aula 3. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEstou fazendo a trilha de SI onde os cursos de linux onboarding foram antes dos de shell scripting, no curso de linux aprendemos a criar uma VM, os comandos mais utilizados, filtragem de dados, criação de scripts e etc. Já no de shell começa com o próprio sistema Ubuntu e não com a VM, percebi que em alguns casos não temos acesso a pastas do sistema padrão na VM como é o caso da pasta Downloads do Windons (Sistema padrão do meu PC). Então ao baixar o arquivo imagens-livros no PC não consigo ter acesso na VM. Notei também que no forúm não tem nada a respeito sobre a parte 1 do curso de shell, então estou assistindo as aulas assim mesmo sem praticar porque não sei como prosseguir depois disso.

solução!

Oii, Irlan, tudo bem?

Você pode tentar logar com o root pra ver se com as permissões de admin dá pra entrar na Downloads. Seria assim:

su - 

Depois do comando, logue com sua senha normalmente. A partir daí, escreva este comando:

sudo adduser nome-do-seu-usuário sudo

E reinicie a VM. Provavelmente agora seu usuário vai estar com as permissões de root. Tente dar um cd Downloads novamente.

Sobre passar a pasta do seu SO para a VM: nas máquinas virtuais existe uma opção, dentro das Configurações, chamada Pastas Compartilhadas. Ali dentro você pode escolher uma pasta do SO originário para ser criada na VM, como uma de Downloads, por exemplo. E, para facilicar, você pode colocar a opção Montar Automaticamente, pois dessa forma ela já será criada dentro dos arquivos de compartilhamento da VirtualBox.

E, também, para funcionar da forma ideal, recomendo seguir estes passos:

• No menu da VM, vá em Dispositivos e selecione Inserir imagem de CD dos Adicionais para Convidado. Isso montará um CD virtual na VM. Abra o terminal e execute os seguintes comandos para instalar os adicionais:
sudo apt update
sudo apt install build-essential dkms linux-headers-$(uname -r)
sudo mount /dev/cdrom /mnt
sudo /mnt/VBoxLinuxAdditions.run
sudo reboot
  • E adicione o usuário ao grupo vboxsf:
sudo usermod -aG vboxsf $USER

Faça logout e login novamente.

A pasta compartilhada é montada no caminho /media/sf_. Se você tiver escolhido Downloads como nome da pasta compartilhada, por exemplo, o caminho será /media/sf_Downloads.

Se outra dúvida surgir, estamos aqui.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.