1
resposta

[Dúvida] Não esta funcionando (º__º)

acho que nao consegui fazer o desafio.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Quando eu toco em commit, ele ja manda direto e eu não consigo fazer o amend

o que eu faço?

1 resposta

Olá, Otavio. Como vai?

Não se preocupe, esse comportamento do VS Code é super comum e acontece devido a uma configuração de automação da própria interface visual dele!

Olhando para a sua imagem, na aba lateral esquerda de Source Control, o seu botão azul está configurado puramente como "Commit". Quando ele está nesse modo padrão, ao clicar, o VS Code executa o comando tradicional git commit -m "sua mensagem", empacotando e enviando as alterações direto para o histórico, sem te dar a chance de abrir as opções extras.

Para resolver isso e conseguir fazer o seu commit --amend (que serve para emendar ou modificar o último commit realizado), você tem dois caminhos muito simples: um pela interface visual e outro direto pelo terminal que já está aberto na sua tela.

Caminho 1: Pela Interface Visual do VS Code

Em vez de clicar direto no botão azul principal, você precisa acessar o menu de ações secundárias do Git na interface:

1. Faça a alteração que você precisa no seu arquivo (como mudar o texto do botão de "lutar" para o correto do desafio).
  2. Na barra lateral do Git, clique no ícone de três pontinhos (...) localizado bem ao lado da palavra "Changes" ou no topo do painel de controle de versão.
  3. No menu suspenso que vai se abrir, navegue até a opção Commit.
  4. Dentro do sub-menu, clique na opção Commit Staged (Amend) ou Undo Last Commit.

Isso fará com que o VS Code reabra o seu último commit, permitindo que você altere a mensagem ou inclua novos arquivos modificados nele de forma segura!

Caminho 2: Pelo Terminal (O mais garantido e profissional!)

Como você já está com o terminal aberto e operando comandos poderosos como o git reset --hard e o git log (parabéns por usá-los, inclusive!), fazer o amend por aí é muito mais rápido e evita que as automações do VS Code te atrapalhem.

Sempre que quiser emendar uma alteração de última hora no commit que acabou de fazer, siga este passo a passo:

1. Adicione a modificação na área de preparação (Stage):
No seu terminal, digite o comando para salvar a alteração do arquivo index.html:

git add index.html

2. Execute o Amend com a nova mensagem:
Agora, digite o comando do amend passando a mensagem atualizada do commit entre aspas:

git commit --amend -m "Sua mensagem de commit corrigida"

Se você rodar o comando git log logo em seguida, verá que o Git não criou um commit novo; ele apenas atualizou cirurgicamente o último commit da sua lista (8670d54...), exatamente como o exercício propõe!

Dica extra: se você olhar no canto inferior esquerdo do seu VS Code, você usou o comando git reset --hard para voltar o histórico para o commit anterior. Certifique-se de fazer as alterações no arquivo de texto antes de tentar rodar o amend novamente, combinado?

Tente aplicar o comando pelo terminal ou usar o menu dos três pontinhos e me conte se deu certo!

Espero que possa ter lhe ajudado!