acho que nao consegui fazer o desafio.
Quando eu toco em commit, ele ja manda direto e eu não consigo fazer o amend
o que eu faço?
acho que nao consegui fazer o desafio.
Quando eu toco em commit, ele ja manda direto e eu não consigo fazer o amend
o que eu faço?
Olá, Otavio. Como vai?
Não se preocupe, esse comportamento do VS Code é super comum e acontece devido a uma configuração de automação da própria interface visual dele!
Olhando para a sua imagem, na aba lateral esquerda de Source Control, o seu botão azul está configurado puramente como "Commit". Quando ele está nesse modo padrão, ao clicar, o VS Code executa o comando tradicional git commit -m "sua mensagem", empacotando e enviando as alterações direto para o histórico, sem te dar a chance de abrir as opções extras.
Para resolver isso e conseguir fazer o seu commit --amend (que serve para emendar ou modificar o último commit realizado), você tem dois caminhos muito simples: um pela interface visual e outro direto pelo terminal que já está aberto na sua tela.
Em vez de clicar direto no botão azul principal, você precisa acessar o menu de ações secundárias do Git na interface:
...) localizado bem ao lado da palavra "Changes" ou no topo do painel de controle de versão.Isso fará com que o VS Code reabra o seu último commit, permitindo que você altere a mensagem ou inclua novos arquivos modificados nele de forma segura!
Como você já está com o terminal aberto e operando comandos poderosos como o git reset --hard e o git log (parabéns por usá-los, inclusive!), fazer o amend por aí é muito mais rápido e evita que as automações do VS Code te atrapalhem.
Sempre que quiser emendar uma alteração de última hora no commit que acabou de fazer, siga este passo a passo:
1. Adicione a modificação na área de preparação (Stage):
No seu terminal, digite o comando para salvar a alteração do arquivo index.html:
git add index.html
2. Execute o Amend com a nova mensagem:
Agora, digite o comando do amend passando a mensagem atualizada do commit entre aspas:
git commit --amend -m "Sua mensagem de commit corrigida"
Se você rodar o comando git log logo em seguida, verá que o Git não criou um commit novo; ele apenas atualizou cirurgicamente o último commit da sua lista (8670d54...), exatamente como o exercício propõe!
Dica extra: se você olhar no canto inferior esquerdo do seu VS Code, você usou o comando git reset --hard para voltar o histórico para o commit anterior. Certifique-se de fazer as alterações no arquivo de texto antes de tentar rodar o amend novamente, combinado?
Tente aplicar o comando pelo terminal ou usar o menu dos três pontinhos e me conte se deu certo!
Espero que possa ter lhe ajudado!