2
respostas

[Dúvida] Não entendi REPL e comando "ls" no node

  1. Não entendi muito bem o que significa REPL.
  2. Além disso, no minuto 8'02 do vídeo "Instalando requisitos" o instrutor insere o comando "LS" sem ao menos dizer o que isso significa. Gostaria de entender o que foi feito e não somente copiar.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

"REPL" significa Loop de Leitura, Avaliação e Impressão, e é um ambiente de programação que permite inserir e executar linhas individuais de código. No contexto do Node.js, ao executar o comando node no seu terminal, você abre um ambiente REPL, que permite executar interativamente código JavaScript. Por outro lado, o comando ls não é um comando do Node.js, mas sim um comando utilizado em sistemas operacionais semelhantes ao Unix (incluindo Linux e macOS) para listar arquivos e diretórios no diretório de trabalho atual. Se estiver utilizando ls no REPL do Node.js, não funcionará, pois não é um comando JavaScript. Se deseja listar arquivos em um script ou REPL do Node.js, pode usar o módulo fs (módulo de Sistema de Arquivos) para interagir com o sistema de arquivos. Por exemplo:

const fs = require('fs');
// Lista arquivos no diretório atual
fs.readdirSync('./').forEach(file => {
  console.log(file);
});

Este código utiliza o método readdirSync do módulo fs para ler sincronamente o conteúdo do diretório especificado. Em seguida, imprime cada nome de arquivo e diretório no console.

Acho que não consegui entender muito bem ainda kkkk Como estou iniciando agora no assunto, talvez os termos técnicos estejam me complicando um pouco e dificultando meu entendimento.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software